Science4you vai criar brinquedos científicos com a Universidade de Oxford

Empresa portuguesa quer reforçar internacionalização na Europa, no Médio Oriente e em África.

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A brincar, a brincar... também se faz ciência Nicolau Ferreira, Vítor Hugo Costa

Numa primeira fase, sete produtos que já fazem parte do catálogo da Science4you, previamente aprovados pela universidade britânica, serão colocados no mercado, com uma referência na embalagem ao novo parceiro e um preço a rondar as 10 libras (11,5 euros).

Nos próximos três anos, mais produtos já existentes poderão juntar-se ou serem novos desenvolvidos em colaboração com cientistas da Universidade de Oxford, segundo Nuno Gato, responsável da Science4you no Reino Unido. “Com esta parceria, vamos poder melhorar e desenvolver a informação científica disponibilizada [nos manuais] com os nossos produtos, uma das nossas mais-valias neste mercado.”

O acordo é global, válido numa primeira fase para toda a Europa, Médio Oriente e África e é considerado “um importante passo” na estratégia de internacionalização, acrescentou Nuno Gato. As contrapartidas financeiras não foram especificadas.

Portugal e Espanha são os principais mercados da empresa, que também vende brinquedos científicos na Grécia, França, Cabo Verde, Angola, Moçambique, Brasil e Polónia.

Em 2013, apostou no Reino Unido, onde abriu um segundo escritório no estrangeiro (o outro é em Madrid), com um investimento de meio milhão de euros num período de três a quatro anos. O mercado britânico representa 25% do total das vendas na União Europeia, por isso a empresa (criada em 2008) quer ganhar credibilidade junto dos grandes distribuidores. Actualmente, os produtos estão essencialmente à venda em pequenos retalhistas, na Internet e centros de ciência, em cidades como Londres, Manchester e Norwich.

“As mais-valias no Reino Unido são a consolidação de uma marca de qualidade, inovadora e disponível para voos mais altos. Com este acordo, esperamos chegar de forma mais eficaz aos grandes nomes deste mercado para colocação do nosso produto”, sublinhou Nuno Gato.