Papa despede-se do Brasil com um “até breve”

De regresso a Roma, Francisco agradeceu o “acolhimento e o calor da amizade" dos brasileiros.

Foto
Francisco chega a Roma na tarde desta segunda-feira Ricardo Moraes/Reuters

Antes do discurso que encerrou a sua visita oficial ao Brasil, o Papa ouviu palavras de agredecimento do vice-presidente da República brasileira, Michel Temer. “Vossa Santidade não encantou só os jovens, voltou a despertar a fé em todos os brasileiros. Sua simpliciade, delicadeza, fizeram penetrar Cristo em todos os corações", disse Temer, citado pela Folha de São Paulo.

O Papa lembrou depois a sua deslocação até à Aparecida, a quem deixou o seu “pensamento final”. A Nossa Senhora Aparecida, Francisco disse ter pedido que fosse reforçada entre os brasileiros a “fé cristã, que é parte da nobre alma do Brasil, como também de muitos outros países, tesouro de sua cultura, alento e força para construírem uma nova humanidade na concórdia e na solidariedade".

Aos jovens que participaram nas Jornadas, o Papa deixou uma última mensagem: “A partir do testemunho de alegria e de serviço vosso, façam florescer a civilização do amor. Mostrem com a vida que vale a pena gastar-se por grandes ideais, valorizar a dignidade de cada ser humano, e apostar em Cristo e no seu Evangelho".

Admitindo que antes de partir já tem saudades do Brasil, Francisco agradeceu o “acolhimento e o calor da amizade que foram demonstrados”. “Tenho a certeza de que Cristo vive e está realmente presente no agir de tantos e tantos jovens e demais pessoas que encontrei nesta inesquecível semana”, disse.

O avião que vai transportar o Papa até Roma partiu pelas 19h35 locais (23h35 de Lisboa). Francisco deverá chegar ao Vaticano na tarde de segunda-feira.

Sugerir correcção
Comentar