Jeff Mills: o techno e a orquestra sinfónica na Casa da Música

Jeff Mills leva ao Porto o projecto "Light From The Outside World", que estreou em Paris em Setembro do ano passado

Foto

Jeff Mills, também conhecido por "The wizard" (O feiticeiro), um dos nomes mais importantes da música techno, actua com a Orquestra Sinfónica do Porto na Casa da Música este sábado, em espectáculo já com lotação esgotada, revelaram os promotores. Jeff Mills leva ao Porto o projecto "Light From The Outside World", que estreou em Paris em Setembro do ano passado, e vai revisitar os sucessos de carreira, como por exemplo "Gamma Player" ou "The Bells", mas conjugados com a Orquestra Sinfónica do Porto.

“O espectáculo é, no fundo, uma viagem pela carreira dele [Jeff Mills], mas está esgotado há uma semana”, disse à agência Lusa fonte das relações públicas da Casa da Música, explicando que “estes encontros” entre músicos de quadrantes diferentes costumam “correr muito bem” e daí não ser surpresa a lotação ter esgotado.

O concerto de Jeff Mills terá início às 21H00 na Sala Suggia, da Casa da Música, e vai ter na direcção musical Christophe Mangou, sendo que o DJ sobe ao palco com a sua caixa de ritmos e os seus sintetizadores.

O criador de músicas como "Amazon" ou "Sonic Destroyer" iniciou-se na década de 1980 com o nome “The Wizard”, fundando em 1989, com “Mad” Mike Banks (ex-baixista dos Parliament), o colectivo techno de Detroit Underground Resistance, banda que alguma crítica diz ter marcado a cena musical ao despertar consciências políticas.

Mills viveu em Nova Iorque, Berlim e Chicago, onde fundou a editora Axis, em 1992, gravou dezenas de álbuns com composições suas, produzindo singles como Sonic Destroyer, The Bells e o ciclo Purpose Maker. Em 2004, Mills editou "The Exhibitionist", o primeiro DVD da Axis em 2005 compõe uma nova banda sonora para "Three Ages", tida como a obra-prima muda de Buster Keaton.