A Kontor Records arranjou uma ideia original para promover uma colectânea da editora: em vez de enviar o "tradicional" CD- demo para o mercado ou, até mesmo, "inovar" e lançar na Internet ficheiros mp3 para download gratuito, a editora alemã decidiu lançar uma aplicação que faz o utilizador voltar atrás no tempo e reviver as famosas décadas de sucesso dos discos em vinil.
A iniciativa da Kontor Records (criada pela agência de publicidade Ogilvy Deutschland) chama-se "Back to Vinyl - The Office Turntable" e é uma forma diferente e inovadora de agarrar a atenção da indústria musical. Trata-se de uma espécie de gira-discos em cartão, que permite passar o som do disco de cartão para o smartphone. Ou seja, o vinil de cartão chega numa espécie de envelope, que se transforma num gira-discos. Neste envolope, existe um código QR (Quick Response) para descarregar a app que vai reproduzir o vinil. Depois, é só apontar o smartphone para o disco de cartão e a magia começa.
Apesar de o som ser totalmente digital, o controlo do disco imita, por completo, os movimentos de um gira-discos real, tal como usam os DJ, por exemplo. No fundo, é a diversão analógica com um dispositivo digital.
O "Back to Vinyl - The Office Turntable" ganhou recentemente o Media Lions Gold Lion do Festival de Criatividade de Cannes, um evento anual que premeia as melhores estratégias de marketing e publicidade.