Os engenheiros civis Osvaldo Coutinho e Alexandre Santos criaram, eles próprios, a moto dos seus sonhos: a “Gravedigger”. O projecto começou por ser uma brincadeira mas acabou por adquirir uma projecção internacional inesperada. O modelo já foi apresentado na revista "Motociclismo" e em várias feiras da especialidade.
A “Gravedigger” insere-se no movimento “café racer” (corredor de cafés, em português), que surgiu no final dos anos 50, no Reino Unido. Na altura, as motos eram usadas para fazer corridas de café em café e eram modificadas para uma posição de pilotagem mais desportiva.
Donos da empresa de engenharia ASPP, com sede no Porto, Osvaldo Coutinho e Alexandre Santos decidiram um dia “desenhar e promover a construção de uma mota”. Assim, pegaram numa Honda CB750 em segunda mão, de 1992, e criaram a “Gravedigger”.
A “Gravedigger” já foi apresentada ao público no Lisboa Motoshow e passou por algumas exposições, nomeadamente pelo evento Art&Moto, também em Lisboa. Nos próximos dias 17, 18 e 19 de Maio vai estar presente no evento internacional “BikeShed” que junta, em Londres, alguns dos maiores construtores da cultura “café racer”. Após o evento a “Gravedigger” vai ser disponibilizada para venda, com preço sobre consulta.
Nove meses de trabalho
Ao P3, Osvaldo Coutinho explica que “todo o trabalho de concepção foi elaborado” por ele e pelo Alexandre Santos, contando apenas com uma equipa técnica que fez o trabalho de chapa e montagem, pintura e fornecimento de peças e acessórios. No total, a “Gravedigger” demorou cerca de nove meses a ser concluída.
A dupla pretendia tornar uma “café racer” mais moderna. Segundo Osvaldo Coutinho, a “Gravedigger” aposta numa imagem muito forte, “que quebra as barreiras clássicas deste tipo de construção”.
O aparente sucesso da “Gravedigger” impulsionou o projecto “itroCkS!bikes”, inspirado na cultura “café racer”. Nesse âmbito, a dupla está agora a trabalhar em mais duas motas. Uma delas já está em construção e está a ser elaborada directamente para um cliente. Chama-se “Sun Burn” e a entrega está agendada para o final do mês de Julho. Em tudo será diferente da primeira mota, até porque desta vez escolheram a Yamaha XJR 1200 como base para o projecto.
Todas as motas do projecto "itroCkS!bikes” serão exclusivas. A única semelhança será o estilo, que promoverá preferencialmente a cultura “café racer”. Para além disso, a dupla está a desenvolver outras criações em paralelo.