A PRADA lançou novos modelos de óculos graduados e, para celebrar, quer saber como é que os jovens talentos literários vêem o mundo. Falamos do PRADA Journal, o concurso literário lançado pela conhecida marca de moda italiana em colaboração com a editora Giangiancomo Feltrinelli.
“O que são as realidades que os nosso olhos nos transmitem? E como são essas realidades filtradas por lentes?”. Foi a partir desta metáfora que a PRADA desenvolveu a ideia do concurso.
As candidaturas estão abertas desde 18 de Abril e é possível enviar projectos até 18 de Junho. Cada trabalho será avaliado pela própria PRADA e pela Feltrinelli, com base na criatividade, inovação, profundidade, respeito pelo tema e qualidade. E os resultados conhecem-se a 30 de Dezembro.
Para já, a organização não revela se haverá apenas um vencedor ou vários, colocando até a possibilidade não premiar ninguém (caso nenhum trabalho corresponda às expectativas), ou de criar prémios temáticos, por exemplo, para a “melhor personagem” ou “melhor estilo”.
Duas páginas A4
Os candidatos devem ter, no mínimo, 18 anos e submeter apenas um conto, totalmente original, que nunca tenha sido publicado. Para tal basta fazer o upload no próprio site da PRADA. A dimensão pode variar entre dez ou vinte páginas A4, com cerca de 400 palavras cada uma. Textos sexualmente explícitos, que promovam o consumo de álcool, drogas, tabaco ou actividades perigosas serão, segundo o regulamento, desqualificados.
O concurso surge no segmento de uma longa tradição de apoio às artes por parte da marca italiana. Como tal, cada vencedor (caso haja mais do que um) receberá um prémio no valor de 5.000 euros, além de ter o conto publicado como livro digital e distribuído nas várias plataformas online da PRADA.
Este texto foi aletrado às 15h45 do dia 14 de Maio.