Um grupo de oito estudantes do curso de Ciências da Comunicação da Universidade do Porto criou, no âmbito de uma disciplina, um blogue chamado HiOporto. O que era para ser apenas trabalho académico tornou-se uma palataforma digital reconhecida na área do turismo.
Desde o lançamento, em 16 de Março, o HiOporto já foi distinguido como o blogue da semana no VisitPorto.Travel (o portal oficial de turismo da cidade do Porto), recomendado pelo Trendalert.me e elogiado pelo blogue canadiano Fromatravellersdesk (agora parceiro do HiOporto).
Todos os conteúdos do blogue são produzidos por alunos do segundo ano de licenciatura daquele curso. E estão disponíveis em três línguas: português, inglês e espanhol.
O blogue já ultrapassou as 10 mil visitas e as 27 mil visualizações. Portugal é o país com mais visitantes, seguido dos EUA, com 10% das visitas ao HiOporto.
Tudo começou numa sala de aula
O HiOporto nasceu no âmbito da disciplina “Públicos e Audiências” do curso da Universidade do Porto. Quando começou o segundo semestre, o professor Jorge Marinho apresentou o programa da cadeira e, com ele, o trabalho de grupo que os alunos teriam de realizar.
?A intenção do trabalho seria “contribuir para a projecção, no plano nacional e à escala internacional, do Porto como destino turístico, considerando a importância que o turismo tem para Portugal”, explica ao P3 Jorge Marinho.
Aquilo que primeiro parecia uma “sobrecarga” transformou-se num "bem sucedido" projecto de equipa. Os jovens pretendiam diferenciar-se de todos os outros blogues que existiam com conteúdos sobre o Porto. Sara Gonçalves, a estudante responsável pela criação da imagem e do design do HiOporto, explica que a ideia era em criar um "site" atractivo, divertido mas sobretudo simples.
O grupo de estudantes está dividido em duas equipas principais (marketing e conteúdos) mas todos os elementos discutem, diariamente, quais os conteúdos a publicar e os meios para conseguirem levar o projecto o mais longe possível.
As metas do projecto variaram desde que o HiOporto foi idealizado. Diogo Azeredo conta que os objectivos do trabalho têm vindo a ser alterados graças percurso que o blogue teve. Passaram do sentimento de obrigação para a "sensação" de "diversão”, uma espécie de "hobbie viciante". Hoje, o grupo de estudantes quer “atingir um fim lucrativo e continuar com o projecto mesmo depois de terminada a disciplina”.