Palácios de São Bento e Belém fechados aos cidadãos no 25 de Abril
O Presidente da República e o primeiro-ministro decidiram não abrir ao público os jardins do Palácio de Belém e de São Bento no 25 de Abril.
Segundo o gabinete de imprensa do primeiro-ministro, citado pela Lusa, trabalhos de manutenção que estão a decorrer nos Jardins de São Bento impedem a abertura do espaço aos cidadãos.
Fonte da Presidência disse ao PÚBLICO que não é tradição o Palácio de Belém abrir ao público no 25 de Abril, como o faz no 5 de Outubro.
O espaço abriu as portas ao público em Abril de 2008, mas no ano seguinte esteve fechado. Em 2010 abriu por ser o ano do centenário da República. Em 2011, as comemorações do chamado dia da liberdade foram feitas em Belém porque a
Assembleia da República fora dissolvida há cerca de um mês e o palácio acabou por ser a alternativa mais lógica para o evento. Cavaco Silva foi o anfitrião e convidou os antigos chefes de Estado.
No ano passado, a Presidência da República decidiu abrir os jardins do palácio na tarde do 25 de Abril para fazer uma homenagem ao cante alentejano que estava a candidatar-se a Património Imaterial da Humanidade.
Este ano os portões estarão fechados em Belém mas, em alternativa, o Museu da Presidência vai abrir para visitas públicas o palácio da Cidadela de Cascais entre as 10h e as 12h30 e entre as 14h e as 18h.