Guerra dos Tronos: “Ser rei é uma tarefa solitária”

A terceira temporada da série chega hoje a Portugal. O P3 apresenta uma entrevista exclusiva do actor Richard Madden, que dá vida a Robb Stark

Fotogaleria
Mario Anzuoni/Reuters
Fotogaleria
Mario Anzuoni/Reuters

As notícias dão conta de uma vaga de frio que vai afectar Portugal nos próximos dias. E para os fãs da série A Guerra dos Tronos, é mais uma prova de que o Inverno está mesmo a chegar. A série, baseada na obra literária “As Crónicas de Gelo e Fogo”, de George R. R. Martin regressa a Portugal esta segunda-feira, com a terceira temporada, uma semana depois de ter batido recordes de audiências nos Estados Unidos. 

 

Para comemorar o fim de quase um ano de espera, o P3 teve acesso a uma entrevista realizada pela HBO com Richard Madden, Robb Stark na série. Nos estúdios de gravação em Londres, o actor escocês falou da sua personagem e do que podemos esperar da nova temporada. 

 

Para os mais esquecidos, relembramos o que aconteceu ao Rei no Norte da última vez que o vimos. “No início da temporada ele estava quase a fingir ser um rei”, lembra Richard, “só no final é que ele se tornou um líder, e começou a tomar decisões e a controlar as pessoas à sua volta”. 

 

Mas a liderança trouxe consigo uma relação mais complicada com a mãe: “Ele perdeu a sua verdadeira confidente, e percebeu que, gostando ou não, tem de ser rei, e ser rei é uma tarefa solitária”. É a partir daí que a sua atitude muda: “Ele pensou ‘que se lixe, vou seguir o meu coração, porque seguir a razão não me levou a lado nenhum´”, lembra o actor. 

 

E assim, no início da terceira temporada, vamos encontrar um Robb Stark casado (com uma mulher diferente daquela a quem estava prometido), em conflito com a mãe, no seio de uma nova dinâmica familiar. “Ele está com a família da mãe, os Tully, com quem ele não mantinha contacto há anos”, revela, “e é estranho, porque enquanto que antes ele era apenas um sobrinho, agora os tios têm que se ajoelhar perante ele, por ser o seu rei”. 

 

Quem já leu os livros sabe que esta temporada o jovem Stark estará no centro de uma outra história marcante. “Obviamente que a sequência mais memorável de filmar foi o Casamento Vermelho, mas eu não quero revelar nada para quem ainda não leu”, afirmou o actor, que ainda assim admitiu que essas foram cenas “incríveis de filmar, quase operáticas”. 

 

Toda a gente quer saber como termina a saga 

 

Percebe-se que Richard queira proteger aqueles que não leram os livros, dado que ele próprio não leu todos os que já foram publicados. “Li o primeiro mesmo antes de começarmos com a primeira temporada, e esperei até estarmos quase a começar a segunda, para ler o seguinte”, lembra. “Não me queria condicionar a mim próprio e pensar no final do segundo livro enquanto trabalhava na primeira temporada”. 

 

Ainda assim, já caiu na tentação, tal como a maioria dos colegas, de fazer perguntas ao próprio autor sobre como a história vai acabar. “Toda a gente quer saber, não quer? A mim já me contou algumas coisas sobre certas personagens, mas não posso dizer nada, sob pena de morte”, brinca. 

 

Por isso quem quiser saber mais sobre o destino de Westeros, continente fictício onde a história tem lugar, terá mesmo que esperar. E pelo menos no que toca ao próximo capítulo, a espera termina já dia 8. 

 

A terceira temporada vai ser transmitida em Portugal pelo canal SyFy, às segundas-feiras, às 22h15.

Sugerir correcção
Comentar