Quase 170 fotojornalistas disputam Prémio Estação Imagem/Mora 2013
O 4.º Prémio de Fotojornalismo Estação Imagem Mora vai ser disputado por 167 concorrentes, que submeteram à apreciação do júri 492 reportagens
Quase 170 fotojornalistas, que apresentaram cerca de 500 reportagens, disputam este ano o Prémio de Fotojornalismo Estação Imagem/Mora, cujos vencedores são anunciados no próximo dia 13, numa cerimónia na vila alentejana, revelou esta tera-feira a organização.
Luís Vasconcelos, da associação Estação Imagem, promotora do concurso, em parceria com a Câmara Municipal de Mora, congratulou-se à agência Lusa pela “elevada participação” na edição deste ano. “É o segundo ano do prémio em que temos mais concorrentes, mais reportagens e mais candidaturas à bolsa”, realçou, referindo que os números desta edição só ficam atrás dos relativos ao ano de estreia, em 2010.
No total, este 4.º Prémio de Fotojornalismo Estação Imagem Mora vai ser disputado por 167 concorrentes, que submeteram à apreciação do júri 492 reportagens, existindo ainda 22 inscrições para a bolsa que é atribuída anualmente. “Esta elevada participação é muito importante, tendo em conta que os fotógrafos estão cada vez com menos emprego, devido à crise e aos cortes feitos por todo o lado”, argumentou Luís Vasconcelos.
Nova foto de olhar para o prémio
A participação “representa um esforço individual muito grande por parte dos fotógrafos”, o que é elucidativo “da importância” que a iniciativa já tem. Além disso, acrescentou o responsável pela organização, “no primeiro ano muitos fotógrafos concorreram para apoiar a existência deste prémio”, mas agora a adesão “é muito mais estruturada”.
“Quatro anos depois, as pessoas sabem perfeitamente a forma como os diferentes júris têm olhado para o prémio. Concorrer é, portanto, um exercício mais difícil”, congratulou-se. O prémio, exclusivamente vocacionado para a reportagem fotográfica, engloba este ano uma nova categoria, dedicada a Assuntos Contemporâneos, à qual foram apresentadas 71 candidaturas.
O concurso passa, assim, a contar com sete categorias, pois, além da nova, os concorrentes submetem reportagens nas áreas de Notícias, Vida Quotidiana, Arte e Espetáculos, Ambiente, Série de Retrato e Desporto. De entre todos os trabalhos, além dos prémios relativos às categorias (mil euros cada), o júri vai também escolher o vencedor do galardão principal, o Prémio Estação Imagem/Mora (3.500 euros).
O evento é aberto a fotojornalistas oriundos de Portugal, nacionais ou estrangeiros, dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e da região espanhola da Galiza. A iniciativa, cujos vencedores são conhecidos no dia 13, em Mora, integra ainda uma bolsa anual (quatro mil euros), a atribuir a um projeto sobre o Alentejo.
O júri deste ano é liderado por Elisabeth Biondi, também presidente do júri de retratos do World Press Photo 2013. Os outros membros do júri são Jim Casper, fundador e diretor da Lens Culture, Paul Hanna, fotógrafo chefe da Agência Reuters para Espanha e Portugal, e Maurício Lima, fotógrafo brasileiro do "New York Times".