Os estudantes do Ensino Superior que vão manifestar-se em Lisboa, na quinta-feira, decidiram alterar o percurso por forma a terminar a concentração junto à residência oficial do primeiro-ministro, onde exigirão a demissão do Governo.
“Estamos à espera de uma adesão importante”, disse à agência Lusa a presidente da associação de Estudantes da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Sofia Lisboa, adiantando que estão já confirmados autocarros de Coimbra e do Porto.
Os universitários convocaram o protesto para contestar os cortes impostos ao Ensino Superior e querem um reforço das verbas da Acção Social. “A nossa urgência agora é que o Governo tem de se demitir já”, acrescentou.
A concentração inicial mantém-se para quinta-feira às 15h na rotunda do Marquês de Pombal, mas em vez de terminar na Assembleia da República, o desfile dos estudantes culminará junto à residência oficial de Pedro Passos Coelho, segundo a dirigente estudantil.
Na semana passada tinham já confirmado presença alunos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, do Instituto de Gestão e Ordenamento do Território, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto e da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
Os responsáveis associativos dizem que há cada vez mais alunos com dificuldades financeiras e que as instituições também já começam a viver uma degradação das condições materiais e humanas.
A acção reivindicativa foi decidida este mês, durante o Encontro Nacional de Direcções Associativas (ENDA) do Ensino Superior.