READYsit é um banco portátil feito inteiramente de cartão, capaz de suportar um peso superior a 100kg. O banco “ecofriendly”, de design português, é leve de transportar e foi pensado para grandes eventos, como festivais e campanhas eleitorais, sendo possível a impressão de imagens de divulgação na superfície do objecto.
A criação é da autoria de dois designers de Leiria, Carlos Batista e João Pescada, licenciados pela Escola Superior de Artes e Design (ESAD) de Caldas da Rainha, aquando da colaboração num projecto de merchandising turístico para Fátima, a Aura Merchandising.
Inicialmente, a ideia surgiu como um banco para “sentar os peregrinos em acontecimentos como o de 13 de Maio, pensado para uma população idosa, em pé várias horas”, explica Carlos Batista. Contudo, o propósito agora é ser mais abrangente: “Não queremos vincar o projecto com esse objectivo”, acrescenta.
O READYsit pode "tornar-se numa poderosa ferramenta de marketing", afirma Carlos Batista ao revelar a intenção da marca em negociar, primeiramente, com empresas que apostem em larga escala num evento com “bastante visibilidade”.
A aposta na divulgação através do READYsit, em vez de “outdoors”, pode conferir uma duração “ilimitada” à campanha: “Se, por exemplo, cada pessoa levar o banco para casa, e achar piada, o banco pode ser visto, no ano seguinte, a ser usado em Espanha”, justifica Carlos Batista.
A resistência do banco portátil reside na dobragem e no tipo de cartão, podendo durar mais ou menos tempo, dependendo do uso que cada pessoa der.