Tiros de Cardozo não deixaram os “passarinhos” de Bordéus voar

Benfica obtém novo triunfo (3-2) sobre os franceses e é a única equipa portuguesa nas competições europeias. Jorge Jesus vai ter de continuar a gestão de recursos entre o campeonato nacional e a Liga Europa.

Foto
Jardel teve uma noite preenchida Regis Duvignau/Reuters

Se o FC Porto já se pode concentrar apenas no campeonato, depois de eliminado pelo Málaga na Champions, o Benfica vai ter de continuar a dividir os seus recursos entre a Liga portuguesa e a Liga Europa.

O Benfica é agora a única equipa portuguesa ainda em prova nas competições da UEFA e saberá nesta sexta-feira no sorteio, em Nyon, o próximo adversário.

Jesus tinha dito que queria marcar e lutar pela vitória em Bordéus e não apenas segurar a vantagem conquistada em casa, mas foram os franceses que entraram dispostos a mudar o rumo da eliminatória.

Logo aos 5’, o gigante Diabaté ganhou uma bola de cabeça na pequena área “encarnada” mas o remate saiu por cima e aos 13’, foi Belay quem ultrapassou a defesa “encarnada”, obrigando Artur a desviar para canto.

O Benfica arriscava-se a sofrer um golo e só aos 20’ é que se aproximou da baliza de Carrasso — Gaitán serviu Rodrigo, mas o espanhol permitiu a defesa do internacional francês.

Dez minutos depois, Jardel colocou os “encarnados” praticamente nos quartos-de-final. Após canto apontado pelo holandês Ola John, o defesa central brasileiro aproveitou uma saída em falso do guarda-redes Carrasso e, de cabeça, fez o 1-0.

Cardozo matador

As contas ficavam muito complicadas para o Bordéus, que precisaria agora de marcar três vezes para seguir em frente. Só que os franceses criaram pouco perigo e só aos 73’ deram sinal de vida, com o golo de Diabaté, após “assistência” com as costas de Jardel.

A resposta do Benfica foi imediata. Um minuto depois de ter sofrido um golo, Cardozo aproveitou uma assistência de Gaitán e fez o 2-1.

Já perto do fim da partida, Jardel fez um autogolo que oferecia o empate aos franceses, mas a resposta do Benfica voltou a ser imediata, com Cardozo a bisar.

“Das duas equipas que estão na frente, aquela que sair mais cedo da Europa tem mais hipóteses de ganhar o campeonato”, era o que Jesus dizia antes do Benfica ter eliminado o Leverkusen. A gestão do plantel vai mesmo ter de continuar, com o campeonato no topo das prioridades.

Mas na próxima ronda já haverá equipas bem melhores que estes “passarinhos” de Bordéus, como o presidente do clube francês apelidou os seus jogadores.     

Equipas apuradas para os quartos-de-final da Liga Europa
Rubin Kazan
Basileia
Tottenham
Chelsea
Fenerbahçe
Benfica
Newcastle
Lazio

Notícia corrigida às 22h11, alterando o resultado final da eliminatória de 4-3 para 4-2.

Sugerir correcção
Comentar