Corsos vão sair esta terça-feira com prognóstico de chuva
Chuva fraca ou chuviscos podem surpreender os que celebram o Carnaval.
Haverá queda de neve fraca até ao início da manhã acima dos 600/800 metros, subindo gradualmente a cota para 1400 metros. O vento será em geral fraco de noroeste, soprando moderado no litoral e temporariamente forte nas terras altas até final da manhã, e haverá uma pequena subida da temperatura máxima.
Os festejos do Carnaval vão marcar presença em várias cidades com corsos e outras tradições, num ano em que pelo menos 60% das autarquias deram tolerância de ponto aos seus funcionários. Depois de o Governo ter anunciado em Janeiro que este ano não seria concedida tolerância de ponto no Carnaval, precisando que esse princípio se manterá enquanto decorrer a aplicação do Programa de Assistência Económica e Financeira a Portugal, pelo menos 196 câmaras das 308 do país decidiram dar o dia ou meio dia aos respectivos funcionários, segundo dados obtidos pela Lusa.
Também os governos madeirense e açoriano dão tolerância.
Em Ovar, onde o cortejo de domingo foi cancelado devido à chuva e a câmara procedeu ao reembolso dos bilhetes, desfilarão os 25 carros alegóricos fabricados em materiais pouco resistentes à água e cerca de 2000 figurantes que foram poupados à intempérie de domingo.
O corso carnavalesco de Samora Correia, no concelho de Benavente, também cancelado no domingo por causa da chuva, sairá à rua pelas 15h30, com 12 carros alegóricos e várias centenas de figurantes, além da participação da escola de samba da Abrigada e do actor Fernando Ferrão.
Em Loulé, onde o tema desta edição é “Entroikados – a Grande Palhaçada”, depois de dois dias animados pelo bom tempo algarvio, voltam a desfilar 17 carros alegóricos criados e forrados com cerca de 500 mil flores de papel, entre os quais “Relvas, O Doutor”, “Pouca coligação”, “A poupança da carroça”, “Zé Povinho, a marioneta da Europa” e “Entroikados”, aqueles que mais fazem reflectir sobre a política nacional e europeia.
Na Mealhada, mantém-se o cortejo previsto na agenda dos festejos, enquanto o do passado domingo, que não se pôde realizar devido ao mau tempo, foi adiado para o próximo domingo, dia 17. Mellina Torres, modelo, e Rodrigo Andrade, o 'Berto' da novela Gabriela, são os reis do Carnaval luso-brasileiro da Mealhada.
Em Estarreja, onde o corso de domingo foi cancelado pela mesma razão, as cinco escolas de samba, os oito grupos de folia e o grupo de passerelle desfilarão e também no próximo domingo, tendo como rainha Ana Gonçalves, ex-concorrente do programa da TVI Casa dos Segredos 3.
Também em Cabanas de Viriato, no concelho de Carregal do Sal, cujo Carnaval da Criança não se cumpriu no domingo por causa do frio e da chuva, a organização decidiu adiá-lo para o próximo domingo, com a célebre tradição da “Dança dos Cus”, que remonta a 1865.
Nas ilhas, o Funchal recebe o desfile do Carnaval Trapalhão e a marginal de Ponta Delgada transforma-se num campo de batalha com um combate de água conhecido por Batalha das Limas, em que são usados sacos de plástico com água ou limas, pequenos recipientes em parafina produzidos artesanalmente para encher com água.