Um grande vinho de garagem do Douro

Foto

O boom dos vinhos tranquilos do Douro começou há pouco mais de duas décadas com experiências de garagem. Hoje, muitos desses pioneiros cresceram, exportam para inúmeros países e já compram uvas a terceiros. São poucos os produtores que ainda fazem edições pequenas, quase exclusivas, a partir de uvas próprias. São poucos mas ainda existem.

Um deles é a Quinta da Carolina, situada na margem esquerda do Douro, a cerca de quatro quilómetros do Pinhão e mesmo em frente à Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo. Pertence à família Cândido da Silva (proprietária da Garrafeira Tio Pepe, no Porto), que a comprou, em 2008, ao americano Jerry Luper, antigo responsável enológico da Real Companhia Velha. A quinta tem cerca de dois hectares de vinha com mais de 30 anos e os vinhos são feitos em pequenos lagares instalados mesmo por baixo da casa principal. A única excepção é o branco, o Carolina (muito bom o 2011), produzido fora e com uvas compradas a outros viticultores.

A enologia é assegurada pelo francês Jean-Hugues Gros, um parisiense com formação na Borgonha que, no Douro, produz o seu próprio vinho, o Odisseia, e assina, entre outros, os vinhos da Quinta da Casa Amarela, da Quinta do Cume e do Convento de São Pedro das Águias. Os tintos Quinta da Carolina produzidos por Jerry Luper eram vinhos duros, verdes e ácidos, que só se podiam beber ao fim de uma década. Agora, Jean-Hugues faz vinhos também com raça e boa estrutura tânica, mas mais elegantes, equilibrados e digestivos.

O tinto Carolina 2010 (muito interessante) e, sobretudo, o Quinta da Carolina Reserva 2009 (foram produzidas apenas 3 mil garrafas) mostra já essa inversão de rumo, essa busca pela excelência imediata (um bom vinho deve nascer logo bom). Tem esqueleto para durar muitos anos, mas a sua textura civilizada, a sua profundidade, complexidade e frescura proporcionam já uma grande prova. Pedro Garcias

Quinta da Carolina Reserva 2009

mmmmn

Quinta da Carolina, Adorigo, Armamar

Castas:Tinta Roriz, Touriga Franca, Tinta Barroca e Tinta Carvalha, entre outras

Graduação:14%vol

Região:Douro

Preço:19,50€

Sugerir correcção