O GIF acabou de completar 25 anos, mas parece ter passado despercebido a muita gente até há bem pouco tempo. Para o "Oxford American Dictionary", 2012 foi mesmo o ano dourado deste formato de ficheiro de imagem que permite fazer pequenas animações em sequência e, por isso, decidiu que GIF é a palavra do ano nos EUA.
Para a escolha de palavra do ano, GIF bateu expressões como "eurogeddon" (o potencial colapso financeiro da zona euro, que teria implicações catastróficas); "superstorm" (uma tempestade com um potencial de destruição superior ao habitual); "nomophobia" (ansiedade causada quando se está sem telemóvel, de “no”+mo(bile)+phobia); ou YOLO (You Only Live Once). Em 2011, a palavra do ano foi "squeezed middle" (uma referência às pessoas que estão entre os muito ricos e os muito pobres e que são por isso particularmente vulneráveis às crises).
No Reino Unido, a palavra do ano de 2012 é “omnishambles”, popularizada pela série televisiva britânica "The Thick of It", que descreve uma situação mal gerida, caracterizada por um conjunto de erros.
Marco lexical em 2012
A sigla GIF (Graphics Interchange Format) surgiu em Maio de 1987, para dar nome a um novo formato criado pela empresa CompuServe. Com o passar do tempo, ao enraizar-se na cultura pop, passou a nome e entrou para o dicionário. O ponto mais alto chegou agora: o GIF também já é um verbo. Na definição da Oxford, "to gif" significa criar um ficheiro GIF (uma sequência de imagens relacionada com um acontecimento).
“Tal como muitas outras relíquias dos anos 1980, nunca esteve tão na moda como agora”, explica a lexicógrafa Katherine Martin no blogue do OxfordWords. “O GIF comemorou um marco lexical em 2012, ganhando força como verbo e não apenas um substantivo. Evoluiu de um meio para os ‘memes’ da cultura pop para uma ferramenta com aplicações sérias, que incluem a investigação e o jornalismo, e a sua identidade lexical está em transformação para acompanhar o ritmo.”
Como prova desta ideia, em Janeiro passado a biblioteca pública de Nova Iorque lançou o StereoGranimator, uma ferramenta que permite aos visitantes a criação de ficheiros GIF animados com as mais de 40 mil imagens da sua colecção, para depois serem partilhadas; e em Março, a plataforma de blogues Tumblr atingiu os 20 mil milhões de "posts" com animações em GIF.
Lê o texto completo no PÚBLICO