António Tabucchi, escritor cujas obras foram traduzidas em mais de 30 línguas e que morreu em Março deste ano, é homenageado primeiro com a exibição, a 30 de Outubro no Instituto Italiano de Cultura em Madrid, do filme Afirma Pereira, de Roberto Faenza, que se baseia no romance homónimo do escritor. A esta projecção segue-se um debate com os escritores Ugo Riccarelli e Carlos Gumpert.
Para além de Tabucchi, o ciclo de literatura conta com um debate entre Gemma Nadal, Helena Tanqueiro e Manuel Seabra sobre “Os caminhos da literatura portuguesa actual”, que decorre na Biblioteca Vila de Gràcia de Barcelona a 13 de Novembro. No mesmo dia, em Madrid, um encontro literário debruça-se sobre O Encantamento - Antologia Poética, de Alberto de Lacerda. Ainda no campo literário, o escritor João Tordo estará em vários encontros na Galiza.
Se a Mostra arrancou na semana passada com a exibição do documentário José e Pilar, a tranche cinematográfica desta festa de Portugal em Espanha conta ainda, para além do filme inspirado no livro de Tabucchi, com exibições de A Vingança de uma Mulher, de Rita Azevedo Gomes, Capitães de Abril, de Maria de Medeiros e Kuxa Kanema: o nascimento do cinema, de Cristina Cardoso.
Comer para ver
A música portuguesa também parte em digressão para Espanha e nomes como o da ex-vocalista dos Madredeus, Teresa Salgueiro (3 de Novembro), os fadistas Mariza (8 de Novembro) e Marco Rodrigues (13 de Novembro) ou os Dead Combo (21 de Novembro) integram o ciclo musical.
Já o ciclo gastronómico, que decorre de 19 a 23 de Novembro na Cafetería La Llave de Oro y La Terraza do Hotel Wellington, em Madrid, ficou a cargo do chef Luís Baena. O programa conta ainda com uma degustação gastronómica, “Os sabores de Portugal e do Novo Mundo”, no dia 20 do próximo mês.
Já de 22 de Novembro a 22 de Dezembro, a galeria Spazio, em Madrid, recebe as obras do pintor e designer gráfico Jacobo Regueira. O trabalho de André Castro integra a exposiçãoIn Sonora, na Faculdade de Belas Artes da Universidade Complutense de Madrid, nos dias 13 e 14 de Dezembro. Já o ilustrador João Fazenda expõe na Galeria Il, em Barcelona, durante o mês de Novembro.
Em curso desde 2002, a Mostra Portuguesa em Espanha tem por objectivo “reflectir o dinamismo do cenário cultural português”. A Embaixada de Portugal e o Instituto de Camões organizam anualmente esta festa, em colaboração com o Ministério da Cultura espanhol, a câmara municipal de Madrid, o seu departamento de Artes, a associação La Noche en Vivo, a TAP, o Instituto Italiano de Cultura e a livraria La Central.
Programação completa em
www.mostraportuguesa.es