“O meu ódio é a única coisa que me dá uma sensação de satisfação permanente”, diz-se na peça. Não é uma revolução ou um manifesto, “é aquilo que sabemos fazer, espectáculos”, disse o dramaturgo, Rui Pina Coelho, que trabalhou a partir de Uma carta para os meus compatriotas, do dramaturgo John Osborne, publicada a 18 Agosto de 1961, no Tribune. Pina Coelho explicou ao PÚBLICO que este espectáculo “reflecte a falta de interlocutores que temos agora, não temos ninguém a quem nos podemos dirigir" e acrescentou que o teatro já teve essa função, mas hoje não cumpre esse papel.
“Se o teatro servisse para alguma coisa, se importasse, se o teatro fosse importante, eu não poderia dizer isto”, assim começa e acaba o discurso de Paul Southman (Gonçalo Amorim), artista exilado e personagem principal, importada de O dia do Santo (2011). Casado com Alice (Raquel Castro), personagem de Já passaram quantos anos, perguntou ele (2011), Paul está frustrado com a falta de emprego, as medidas de austeridade, os governantes que levaram o país ao estado actual. Tem ódio a toda esta situação, aos que a criaram e aos que nada fazem para a reverter. “Nem à morte odeio mais do que odeio a vocês”, diz a personagem num paralelismo perfeito com as palavras de John Osborne.
Ao longo de toda a peça há uma figura, pouco perceptível, mas que ganha destaque com o crescer do ódio de Paul Southman. Esta figura é “um corpo, assexuado, uma espécie de contratempo de resistência mas uma resistência dentro destes corpos que estão aqui”, explicou ao PÙBLICO, Vânia Rovisco, actriz que interpreta esta personagem.
Where is my mind, dos Pixies, serve de mote e de banda sonora a vários momentos mais reflectivos da peça, que conta também com testemunhos de dois jovens que emigraram e que falam das vantagens dos seus actuais locais de residência e trabalho, e do declínio de uma civilização sem artistas.
Embora seja um grito de revolta, e apesar de todo o ódio e da pesada carga presente ao longo de toda a peça, há também uma réstia de esperança: “Temos que estar à frente, temos que estar a construir outra coisa, de outra maneira”, disse Gonçalo Amorim que, na personagem de Paul Southman, admite: “Talvez quando eu desaparecer, o meu ódio possa ser preservado, talvez façam um espectáculo sobre mim e sobre o meu ódio.”
Uma "birra" contra o capitalismo
As últimas peças de Gonçalo Amorim e de Rui Pina Coelho, como A Morte de um Caixeiro-Viajante (2010), Do Alto da Ponte (2011) ou O Dia do Santo (2012) têm tentado responder a uma pergunta: “Como é que as pessoas vivem sendo diariamente agredidas pelo capitalismo, como é que conseguem viver e reagir a agressões que já nem sequer são visíveis?”.
Depois de “não sei quantos espectáculos em que diagnosticamos, apontamos caminhos, tentamos abanar”, disse Gonçalo Amorim, o encenador e o dramaturgo decidiram ir directos à questão: “Mas isto não serve para nada? São espectáculos que, normalmente, toda a gente diz que são murros no estômago. E? Uns dias depois está tudo igual”. Esta é, disse Gonçalo Amorim, uma "espécie de birra" contra o não-efeito que as peças anteriores têm criado nos espectadores.