Queres ser voluntário? Moçambique e São Tomé precisam de universitários

Inscrições acabam a 30 de Novembro e estão abertas a estudantes de qualquer faculdade, desde que residam na Grande Lisboa. Acção no terreno decorre entre Julho e Agosto de 2013

Foto
DR

A Associação Humanitária para a Educação e Apoio ao Desenvolvimento (AHEAD) está a recrutar estudantes universitários até 30 de Novembro para dois programas de voluntariado internacional. Os projectos "AHEAD Rumos: Moçambique" e o "AHEAD Rumos: São Tomé" pretendem estimular o desenvolvimento sociocultural dos países, dando destaque à educação.

A associação, criada em 2007 por estudantes da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa, tem realizado um conjunto de programas a nível nacional e internacional. "Acreditando", sobretudo, na importância de uma educação, os fundadores da AHEAD escolheram actuar em África "pelas necessidades educativas e as taxas de analfabetismo, que têm vindo a ser melhoradas, mas que continuam bastante altas", justifica Ana Heleno, da associação.

Por isso, e ainda antes do nascimento da própria organização, foi criado um programa de voluntariado em Moçambique, o "PUMAP", agora designado "AHEAD Rumos: Moçambique". E já em 2012, surgiu o projecto "AHEAD Rumos: São Tomé".

Foto
Serão seleccionados cerca de 40 voluntários para cada um dos programas DR

Agora, a AHEAD está a recrutar voluntários para as próximas acções destes programas internacionais. As inscrições podem ser efectuadas até 30 de Novembro no site e estão abertas a estudantes de qualquer faculdade que residam na zona da Grande Lisboa. Esta é uma condição obrigatória porque é na capital que a AHEAD está sediada, sendo, também, o local onde se vão realizar as reuniões dos grupos de voluntários.

Estudantes dão formação

Após a candidatura, os estudantes serão chamados para uma entrevista e passarão, ainda, por uma dinâmica de grupo. No fim, serão seleccionados cerca de 40 voluntários para cada um dos programas internacionais.

Foto
Serão seleccionados cerca de 40 voluntários para cada um dos programas DR

Já em Janeiro de 2013 têm início as reuniões dos grupos, "para se prepararem actividades como a organização de eventos, angariação de fundos e contactos com empresas".

Aproveitando as férias estudantis, os projectos "AHEAD Rumos: Moçambique" e "AHEAD Rumos: São Tomé" acontecem durante Julho e Agosto.

No terreno, os voluntários vão realizar acções de carácter educativo relacionadas com a sua área de formação. "Um voluntário da área de Saúde vai dar formações em saúde, uma pessoa de Desporto pode ajudar no desporto escolar", exemplifica Ana Heleno. Os participantes vão poder, assim, dar aulas em faculdades, prestar apoio em escolas primárias e dar formações à comunidade. 

Sugerir correcção
Comentar