"Sou eneacampeão do mundo... Nem conhecia esta palavra"Fenómeno Loeb

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Loeb festejou em França o seu nono título mundial de ralis

Loeb, o piloto mais vitorioso de sempre no desporto motorizado acrescentou ao currículo um nono título consecutivoCarreira de recordes

Desde há uns anos que a dúvida no início de cada temporada do Mundial de ralis deixou de ser "Quem irá sagrar-se campeão?" para tornar-se "Quando irá Sébastien Loeb conquistar o título?" A resposta no que diz respeito ao campeonato de 2012 está encontrada: foi neste início de Outubro, após o Rali de França, que Loeb garantiu pela nona vez consecutiva o título de campeão. A "prova dos nove", como titulou o diário desportivo francês L"Équipe.

O piloto da Citroën, com 38 anos, ganhou "em casa", somando a oitava vitória da época (75.ª da carreira). Soma 244 pontos na classificação, mais 71 que o segundo classificado, Mikko Hirvonen. Em conjunto, os dois deram o oitavo troféu de construtores à Citroën. "É incrível. Sonhávamos com isto, até porque já o tínhamos vivido há dois anos. E aqui estamos novamente, com a vitória e o título, diante de toda esta gente maravilhosa", disse Loeb. "Sou eneacampeão do mundo... Eneacampeão, nem conhecia esta palavra."

Apesar de não ter ido além do quarto melhor tempo em nenhuma das seis especiais de domingo, o piloto francês tinha uma margem suficientemente confortável para gerir: terminou com 15,5 segundos de vantagem sobre o finlandês Jari-Matti Latvala. "Não podíamos imaginar um cenário melhor que ganhar os dois títulos (piloto e construtor) aqui, em França, na Alsácia de onde o Seb é natural", sublinhou o patrão da Citroën, Yves Matton.

Na hora de prestar homenagem ao campeão do costume, os elogios vieram também dos adversários. "Será que o piloto que vencer [o Mundial de ralis] na próxima temporada vai ser capaz de se olhar ao espelho e dizer que é o melhor? Não acredito", frisou o director técnico da Ford, Christian Loriaux, acrescentando: "Bater o Loeb significa bater o melhor dos melhores."

A Citroën já confirmou que o piloto não participará a tempo inteiro no Mundial do próximo ano, cumprindo um programa reduzido de quatro ou cinco ralis, a começar por Monte Carlo. Em aberto está também a possibilidade de disputar o Mundial de Turismo (WTCC) em 2014.

A vitória de Loeb teve portanto um forte sabor a despedida. "O Daniel [Elena, navegador de Loeb] apertou-me a mão dentro do carro e disse-me: "E pronto, é o nosso último [título]. Acabou-se"", confessou Sébastien Loeb. "É o nosso último título juntos... Não quero pensar muito nisso por agora, prefiro saborear o instante", acrescentou o piloto francês. As memórias que guarda deste nono título são as melhores: "À excepção de uma saída de estrada em Portugal, conseguimos uma época perfeita", concluiu Loeb, um nome que já é uma lenda.A dimensão do fenómeno Sébastien Loeb nos ralis traduz-se em números: desde 2004 que a concorrência está ofuscada no Mundial. Ninguém brilha a não ser o francês da Citroën. Com nove títulos consecutivos, ele é o mais vitorioso de sempre no desporto motorizado. Soma 75 triunfos na carreira e 111 pódios, tendo protagonizado a melhor época da carreira em 2008, quando venceu 11 das 15 etapas do campeonato. Tem na Alemanha (nove vitórias) o rali favorito, seguido por Espanha e Argentina (sete triunfos).

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