Toyota reforça híbridos

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O Yaris é o híbrido mais acessível da Toyota. Já o Prius dispõe de sete lugares

Depois do Prius e do Auris, chegou a vez do sistema híbrido chegar aos pequenos compactos com o Yaris. Mas a Toyota diversificou também as suas apostas com o Prius: avança com um de ligação à corrente e outro familiar de sete lugares. Carla B. Ribeiro

A produção de modelos híbridos com o selo Toyota deverá alcançar ainda este ano a fasquia dos 1,2 milhões, noticiou esta semana o diário económico Nikkei, citado pela agência EFE. A pretensão da marca reforça o anunciado pelo grupo Salvador Caetano, seu representante em Portugal, que acaba de apresentar ao mercado nacional as últimas novidades do sector e, depois do facelift da terceira geração do Prius, em 2011, o modelo chega com duas novas versões.

Uma é o Prius Plug-in, que alia um sistema híbrido à ligação à corrente eléctrica, apoiado numa bateria de iões de lítio, que lhe permite garantir uma autonomia eléctrica de 25 km - distância, dizem os responsáveis da Toyota, que corresponde às necessidades diárias de 70% dos utilizadores - a uma velocidade máxima de 85 km/h. Os testes, realizados nos últimos dois anos um pouco por toda a Europa (em Portugal foram testados cinco: dois em Lisboa, dois no Porto e um em Sines), apontam para um consumo médio na ordem dos 3 l/100 km, afiança a marca. Este valor, em percursos curtos, baixa para os dois litros, enquanto as emissões se ficam pelos 49 g/km. Após o fim da carga, que se repõe em cerca de 90 minutos, entra em funções o sistema híbrido, como se de um Prius normal se tratasse. O modelo, que não sofreu alterações de espaço, nem de bagageira nem para passageiros, é comercializado desde 38.000€.

Mas a Toyota aproveitou o Prius para lançar o isco também às famílias, com o lançamento do Prius +, que chega desde 33.460€ (a versão de cinco lugares comercializa-se a partir de 29.375€). Isto é, continua a ser um Prius, com um motor a gasolina de 1.8 e 99cv, apoiado por um motor eléctrico de 81cv, e com possibilidade para escolher entre três modos de condução (100% eléctrico em cerca de 2 km a uma velocidade máxima de 70 km/h, Eco ou Power), mas conquistou dois lugares extra. Além dos sete lugares, apresenta-se mais espaçoso - um feito conseguido sobretudo pelo facto de a marca ter conseguido encaixar as baterias de iões de lítio na consola que divide os dois lugares dianteiros.

Mas a novidade que poderá ter maior impacte chega com o Yaris Híbrido que representa um avanço da política híbrida da Toyota para o segmento B. O Yaris mantém dimensões (menos de 4 m de comprimento) e agilidade, chegando agora com um menor consumo e emissões refreadas. Com uma cilindrada de 1497cc e 100cv, incorpora um sistema eléctrico com motor, transmissão, inversor e bateria - esta, instalada sob os bancos traseiros, não interfere no espaço da bagageira que se mantém inalterado -, reivindicando 3,5l/100 km de consumo em circuito combinado e emissões na ordem dos 79 g/km de CO2. Quanto a valores, o sistema híbrido chega ao Yaris a partir de 19.440€.

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