António Silveira Gomes foi convidado, como orador, para a conferência de abertura da Alliance Graphique Internationale (AGI). Este especialista português junta-se a nomes do design internacional como Adrian Shaughnessy, Alvin Chan, Andrew Ashton, Anukam Edward Opara, Dean Poole, Hung Lam, Jiang Hua, José Albergaria e Rik Bas Backer.
Durante dois dias, mais de 30 oradores, jovens e séniores, falam do trabalho enquanto designers na AGI. Esta conferência reúne, desde os anos de 1960, designers de todo o mundo com o objectivo de promover a troca de ideias e experiências. Heaven & Hell foi a temática escolhida este ano para a conferência e os trabalhos expostos.
António Silveira Gomes nasceu em 1971, em Nelspruit, África do Sul. Depois de dois anos a estudar na Universidade de Joanesburgo, mudou-se para Lisboa onde estudou Design Gráfico, na Faculdade de Belas-Artes. Actualmente, para além de dirigir "Barbara says..projecto próprio", também é professor no Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra.
"Barbara says...projecto próprio" é uma remodelação de uma anterior parceria do designer, com José Albergaria e Nuno Horta Santos: "Barbara says...". Fundado em 2006, o projecto mais recente é uma colaboração com a jornalista, editora e produtora cultural, Cláudia Castelo.
Segundo diz o site,o objectivo do estúdio lisboeta é a promoção de "formas de comunicar e promover ideias, projetos e necessidades do cliente da forma mais livre possível."
Não só empresas mas também projectos editoriais e criativos podem beneficiar do trabalho desenvolvido neste estúdio. Os designers também estão abertos a novos projectos, experimentais e artísticos, de criadores ou de círculos de auto-publicação. Entre os clientes misturam-se museus, câmaras municipais, intituições do ensino superior ou revistas, entre outros.
Para além da AGI, António Silveira Gomes estará esta sexta feira, como orador, na China Art Academy, em Hangzhou, com José Albergaria e Rik Bas Backer.