McDonald’s vegetariano? Sim, na Índia

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McDonald's em Nova Deli, onde continuará a haver hambúrgueres de carne Manan Vatsyayana/AFP

As motivações religiosas no país onde as vacas são consideradas sagradas foram encaradas como uma oportunidade de negócio para a cadeia que tem cerca de 33.000 restaurantes em todo o mundo, mas 271 em toda a Índia. Estes destinam-se muitas vezes a turistas apressados que visitam o país e despacham as refeições com um hambúrguer para não roubarem muito tempo às visitas, mas não só. Há cada vez mais indianos, sobretudo jovens, que se tornam clientes de refeições rápidas e baratas.

Na Índia grande parte da alimentação é vegetariana, os indianos são 1205 milhões e isso terá sido motivo mais do que suficiente para a McDonald’s pensar em abrir restaurantes onde não haverá hambúrgueres de carne. Os dois primeiros abrirão já no próximo ano. O primeiro ficará na cidade de Amritsad, um local sagrado para os sikh, confissão monoteísta que junta elementos do hinduísmo e do islão, onde milhares de pessoas visitam todos os anos o Templo Dourado. E o outro ficará em Katra, cidade que também é visitada por milhares de peregrinos hindus.

Se correr bem, a experiência não ficará por aqui e a própria McDonald’s já disse que se trata de um teste no mercado indiano que poderá servir de modelo a outros projectos. “Uma loja vegetariana faz todo o sentido em locais de peregrinação”, adiantou Rajesh Kumar Maini, porta-voz da McDonald’s na Índia citado pelo Financial Times.

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Maharaja Mac, à base de galinha Ivan Lian/Flickr

Os pratos, sem carne, poderão ser consumidos por hindus ou muçulmanos que não comem vaca ou porco. E eventualmente pelos turistas com preferência por comida vegetariana. Junto ao Templo Dourado, por exemplo, as autoridades religiosas proíbem mesmo o consumo de carne.

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McAloo Tikki, um “hambúrguer” à base de batata DR

“Neste momento a Índia é ainda um mercado muito pequeno – temos apenas 271 restaurantes dos 33.000 que existem em todo o mundo”, adiantou Rajesh Kumar Maini. “Pequeno” para a McDonald´s – ainda assim meio milhão de clientes por dia dos 50 milhões em mais de 100 países – mas em franco crescimento, onde aumenta o número de famílias que poderão tornar-se clientes de um restaurante de refeições baratas.

A verdade é que, em vários locais do mundo, a cadeia de restaurantes já tinha mexido na quantidade de sal, introduzido saladas ou feito algumas alteração no menu para o adaptar a gostos locais, mas nunca tinha chegado tão longe. Na Índia o sucesso já era o McAloo Tikki, um “hambúrguer” à base de batata, picante como tanta comida tradicional. Ou o Maharaja Mac, à base de galinha. E agora será na Índia o primeiro restaurante da marca onde não se poderá pedir um Big Mac.

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