Hyundai lança carrinha i30
Após o surgimento, em Abril, da segunda geração do Hyundai i30, surge agora a variante carrinha do modelo do segmento C da marca coreana. Na Europa, a Hyundai prevê que a carrinha constitua 30% das vendas do i30, mas não é de estranhar que, em Portugal, essa percentagem venha a ser maior. Com três motorizações a gasóleo e uma a gasolina, e quatro níveis de equipamento (dependendo das motorizações), os preços começam nos 18.750€ (1.4 100cv Blue Classic, a gasolina).
No caso dos modelos a gasóleo, o mais acessível é o 1.4 CRDi 90cv Blue Active, que custa 23.250€, mas, por mais 1000€, a versão com motor 1.6 VGT de 110cv e nível de equipamento Blue Comfort deverá recolher maiores preferências. Há ainda uma variante do motor 1.6 VGT com 128cv, que, com nível de equipamento de topo, Style, custa 25.750€.
Todas as motorizações vêm acopladas de série a uma caixa manual de 6 velocidades, mas o 1.6 VGT de 110cv pode trazer uma caixa automática também com 6 relações que não só encarece muito o preço (29.800€, o mais elevado de toda a gama), como é penalizante para as performances e aumentando os consumos e emissões - a média de todas as motorizações a gasóleo com a caixa manual é de 4,2 l/100 km e 109/110 g/km de CO2; com caixa automática sobe para 5,6 l/100 km e 149 g/km de CO2.
Com o motor a gasolina 1.4 de 100cv, as médias anunciadas são de 6,1 l/100 km e 136 g/km de CO2 (com jantes de 15 polegadas). No entanto, a Hyundai prevê que, em Portugal, a gasolina só constitua 10% das vendas da carrinha.
Partilhando a mesma base e a frente do hatchback, a carrinha tem a mesma largura (1780 mm), mas é 185 mm mais comprida (4485 mm), 30 mm mais alta (1500 mm) e dispõe de barras de tejadilho. A mala tem 528 litros de capacidade (mais 113 do que a anterior geração e é uma das maiores do segmento), que, com os bancos traseiros rebatidos, sobe para 1642 litros. Há ainda um compartimento extra entre o piso e a roda sobressalente de emergência. O habitáculo é mais espaçoso e o lugar do meio atrás melhorou com o rebaixamento do túnel da transmissão. O porta-luvas passou de 5,4 para 8 litros e os espaços para garrafas e objectos também cresceram.
A insonorização e os acabamentos foram melhorados e a direcção dispõe do sistema Flex Steer, com três modos de condução - Comfort, Normal e Sport. Outra novidade é as luzes de dia em LED.
Em termos de segurança, a carrinha dispõe de todos os equipamentos que possibilitaram ao hatchback a obtenção do máximo de 5 estrelas nos testes de colisão do Euro NCAP. A carrinha contempla ainda a garantia "5 Anos Tripla Confiança", comum a todos os modelos da marca: 5 anos de garantia integral sem limite de quilómetros, 5 anos de assistência em viagem e 5 anos de verificações anuais gratuitas do veículo.