Aceitam-se propostas para mudar o bairro lisboeta da Mouraria
"O grande objectivo deste concurso é envolver a população local no processo de renovação do bairro da Mouraria, permitindo-lhe dar forma a medidas que acham importantes para o seu território", afirma a ARM na página da Internet sobre o concurso.
Reparar as estruturas degradadas, remover graffiti, recuperar jardins e espaços verdes são alguns dos objectivos do concurso. Quem participa tem que mostrar os seus interesses na renovação das áreas públicas e melhorar a imagem interna e externa do território. Para facilitar a tarefa, os participantes vão estar reunidos em grupos de pelo menos quatro pessoas, explicou Inês Andrade, da ARM.
Os participantes têm de explicar por que é que escolheram esta iniciativa e onde é que podiam realizar a sua intervenção. Além disso, precisam de indicar o orçamento necessário e a data de início e fim para a execução da sua ideia. Mais tarde serão avaliados por um júri. Os projectos seleccionados serão divulgados a 1 de Outubro e deverão ser executados até Novembro.
Integrado no Programa de Desenvolvimento Comunitário da Mouraria 2012 a associação quer dar outra imagem do bairro que muitos consideram "perigoso". Assim espera que este concurso revitalize o "tecido económico local", promova o "acesso ao emprego, saúde e cidadania das populações vulneráveis", como toxicodependentes e sem-abrigo.