Mário de Carvalho muda de editora

A Porto Editora vai publicar em Setembro o novo livro de Mário de Carvalho, que sai do grupo Leya e leva todo o seu catálogo

O novo livro do escritor Mário de Carvalho, O Varandim seguido de Ocaso em Carvangel, que reúne duas novelas, vai ser publicado em Setembro pela Porto Editora, que a partir do próximo ano reeditará toda a obra do autor de Um Deus Passeando pela Brisa da Tarde. O escritor confirmou ao PÚBLICO a sua saída do grupo Leya, onde era publicado pela Editorial Caminho.

"Quanto à mudança de editora, não consigo dissociar a Leya de uma certa ideia de transitoriedade e eu não sou um escritor transitório: ando cá há 30 anos, pelo menos. E há situações interessantes do ponto de vista contratual que também devem ser consideradas", explicou ao PÚBLICO o escritor que já recebeu os Grandes prémios de Romance, Conto e Teatro APE, o prémio Pen-clube e o prémio internacional Pégaso.

O ano passado, Mário de Carvalho já tinha publicado o livro Quando o Diabo Reza na editora Tinta-da-China. Ao longo da sua vida, o escritor já editou obras na Editorial Vega, na Rolim e durante mais de duas décadas trabalhou com o editor Zeferino Coelho, da editorial Caminho, com quem sempre se deu muito bem e por quem tem grande respeito e admiração."Mas as circunstâncias negociais ditam outras soluções", disse ontem ao PÚBLICO.

A Porto Editora também vai republicar as obras de Almeida Faria. Rumor Branco, que foi publicado pela primeira vez há 50 anos (1962), estará nas livrarias em Outubro. E em 2013, a Assírio & Alvim (que pertence ao grupo Porto Editora) publicará os dois primeiros títulos da Tetralogia Lusitana: A Paixão, originalmente publicado em 1965, e Cortes, obra publicada em 1978 e distinguida com o Prémio Aquilino Ribeiro da Academia das Ciências de Lisboa.

Em 2014 serão editadas pela Assírio & Alvim as obras Lusitânia (1980), Prémio Dom Dinis da Fundação da Casa de Mateus, e Cavaleiro Andante (1983), Prémio Originais de Ficção da Associação Portuguesa de Escritores.

Sugerir correcção