As quedas na curva 13 ofuscaram a "pole" de Pedrosa

Foto
Stoner foi uma das vítimas de quedas Foto: Pat Cocciadiferro/Reuters

Hayden caiu na curva 13, a mesma que já tinha custado uma queda aparatosa ao campeão mundial Casey Stoner, também ele conduzido ao centro médico e também ele em dúvida para a corrida deste domingo (19h).

As numerosas quedas lançaram o caos na qualificação (a bandeira vermelha foi utilizada várias vezes) e fizeram renascer o debate quanto às condições de segurança da pista americana. “É uma vergonha que nos façam correr aqui”, tinha dito na sexta-feira o piloto espanhol Pol Espargaró.

Neste sábado, percebeu-se a razão destas críticas. Na sessão de qualificação de Moto3, foram-se sucedendo as quedas. Héctor Faubel, Jack Miller, Niccolò Antonelli, Danny Webb e Alex Márquez (este por três vezes) foram engrossando o rol de pilotos a irem ao asfalto de Indianápolis.

O cenário não mudou muito e, mesmo quando entraram em pista os melhores pilotos e as melhores motos, as quedas sucederam-se. Stoner, Ben Spies e Hayden foram as vítimas seguintes. Com tanto acidente, os resultados desportivos até foram relegados para segundo plano.

O espanhol Dani Pedrosa (Honda) foi quem melhor se adaptou às condições da pista e vai sair do primeiro lugar da grelha de partida, depois de ter conquistado a terceira pole position da temporada.

“Íamos derrapando constantemente e, na maioria das vezes, parecia uma derrapagem controlada e então a moto pregava-nos um susto. São condições muito delicadas”, analisou Pedrosa, em declarações citadas pelo site do jornal espanhol "El País".

Pedrosa bateu o compatriota Jorge Lorenzo por 100 milésimos de segundo e o italiano Andrea Dovizioso por 422 milésimos.

Apesar da queda, Stoner registou o sexto melhor tempo e fica à espera de luz verde para participar na corrida — o primeiro diagnóstico dava conta de uma ruptura no ligamento do tornozelo direito. Valentino Rossi continua a penar na Ducati e não foi além do 11.º lugar (sabendo que na próxima época regressará à Yamaha).

Em Moto2, a pole position foi conquistada pelo espanhol Pol Espargaró e, em Moto3, o melhor tempo coube ao alemão Sandro Cortese, numa qualificação em que Miguel Oliveira foi 11.º classificado. “Estou confiante num bom arranque”, disse o português, que aponta aos primeiros lugares.

Grelha de partida - GP dos EUAMotoGP

1.º D. Pedrosa (Honda), 1m38,813s


2.º J. Lorenzo (Yamaha), a 0,100s


3.º A. Dovizioso (Yamaha), a 0,422s


4.º B. Spies (Yamaha), a 0,466s


5.º Stefan Bradl (Honda), a 0,624s


Moto2

1.º P. Espargaro (Kalex), 1m42,602s


2.º M. Marquez (Suter), a 0,231s


3.º A. Iannone (Speed Up), a 0,462s


4.º J. Simon (Suter), a 0,761s


5.º D. Aegerter (Suter), a 0,866s


Moto3

1.º S. Cortese (KTM), 1m48,545s


2.º D. Kent (KTM), a 0,083s


3.º M. Viñales (Honda), a 0,098s


4.º L. Salom (Kalex), a 0,445s


(…)


11.º M. Oliveira (Suter), a 0,852s


Sugerir correcção
Comentar