Os heróis de banda desenhada japonesa são os protagonistas do 1º Manga & Comic Event do Algarve, que decorre em Faro este fim de semana, com o objectivo assumido de unir a comunidade nacional de adeptos da cultura japonesa.
O evento é organizado pelo Núcleo de Geeks do Algarve, que traz à região um tipo de iniciativa que até agora só tem sido promovido em Lisboa e Porto e que deverá fazer as maravilhas de quem procura novidades sobre os seus heróis de eleição, contou à Lusa, Fábio Nunes, um dos fundadores do núcleo.
“Não é mais que o encontro de pessoas com gostos e ideias fora do comum, que vêm aprender mais, conhecer e partilhar entre si estes gostos especiais, quer seja por personagens de cabelo espetado ou robôs gigantes, quer seja de banda desenhada ou videojogos antigos”, resumiu.
No recinto, o público vai poder participar em oficinas de desenho real com modelos, cosplay (arte de disfarce e transformação nos heróis de banda desenhada) e ilustração 2D, com a participação do ilustrador Tiago da Silva e uma oficina de modelagem e pintura de Gundams, personagens de uma série animada japonesa.
Os adeptos de cosplay têm possibilidade de conhecer alguns truques de maquilhagem, arranjo de perucas e utilização de espuma da campeã europeia Ana Isabel Santos e poderão participar num desfile e numa sessão fotográfica no Jardim da Alameda, em Faro, assim como assistir à projecção de filmes de animação japonesa ao ar livre.
O programa inclui sessões de karaoke, em que serão recordados os sucessos musicais da animação japonesa, num recinto com espaços de exposição com artigos da cultura de animação japonesa, jogos de cartas, videojogos, roupa, sushi e bebidas.
“Consideramo-nos geeks [cromos] porque somos pessoas com gostos muito diferentes, ou seja, uns gostam de um tipo de cultura japonesa e de manga, outros gostam mais de videojogos, e esta foi a maneira de englobar vários gostos alternativos”, disse Fábio Nunes.
Depois de visitar vários eventos deste género a nível nacional e europeu, Fábio Nunes e alguns amigos decidiram que era tempo de criar um evento que pudesse reunir os seguidores algarvios da cultura de animação japonesa e onde se pudessem “trocar experiências e conhecer pessoas com os mesmos interesses”.
O evento decorrerá na sede da associação Faro 1540, na rua Pedro Nunes, nos dias 18 e 19, entre as 14 horas e as 21 horas, com o bilhete diário a custar dois euros e o bilhete para os dois dias a custar três euros.