As câmaras gostam tanto de Tom como os britânicos

Foto
Tom Daley treina-se quatro horas por dia, seis dias por semana TOBY MELVILLE/REUTERS

O menino bonito da comitiva da Grã-Bretanha procura hoje, na plataforma 10m, a medalha que lhe escapou no início dos Jogos

Enquanto espera pela entrada em cena durante as provas de saltos para a água, Tom Daley costuma ingerir alimentos com alto teor de açúcar. No período que decorre entre as séries que tem de cumprir, tem por hábito ouvir música e reproduzir mentalmente todas as nuances do mergulho. E se pudesse escolher uma indumentária para o último salto dos Jogos, optaria por uma bandeira da Grã-Bretanha amarrada aos braços e às pernas para gerar um novo efeito visual. Como sabemos tudo isto? Porque o menino bonito da comitiva britânica tem uma paixão especial pelos media.

Daley volta hoje ao Centro Aquático de Londres à procura daquilo que não conseguiu logo no início dos Jogos: uma medalha. Na prova sincronizada, terminou num inglório quarto lugar. Pouco, muito pouco mesmo para um talento que espantou o mundo olímpico com uma presença em Pequim 2008, na altura com 14 anos. Esta manhã, na plataforma 10 metros, tentará chegar à final, agendada para as 20h30. E depois ao ouro.

Em Plymouth, onde Daley se treina habitualmente, o ecrã gigante já está montado no centro da cidade para transmitir a performance do filho pródigo. Ele, que passa seis dias por semana na piscina, à média de quatro horas diárias, tem na pequena comunidade de pouco mais de 250 mil habitantes uma legião fiel de fãs. Incluindo Jon Rudd, director da secção de natação da universidade local: "Conhecendo o Tom e os seus treinadores, e a preparação que fizeram, posso dizer que não há ninguém melhor para vencer o ouro".

Tom deverá estar de acordo, até porque tem auto-estima e confiança para dar e vender, em cima da plataforma ou em frente às câmaras. O actual campeão europeu da especialidade (e campeão do mundo em 2009, o mais jovem de sempre na Grã-Bretanha) mantém uma via aberta com os fãs no site www.tomdaley.tv, onde revela também um sentido de humor apurado.

Durante a preparação para os Jogos Olímpicos, filmou um vídeo com os colegas de equipa ao som de Sexy and I know it, dos LMFAO, que publicou na secção Tomfoolery (qualquer coisa como palhaçadas do Tom, em tradução livre) e que ganhou dimensão extra no Youtube. De resto, o atleta que começou a nadar aos três anos e a saltar para a água aos sete nunca escondeu o fascínio pelos media e o desejo de se tornar num apresentador de televisão ("Talvez num canal infantil ou num programa de desporto", disse um dia). Na verdade, não lhe faltam propostas. Mas terão de esperar pelo fim dos Jogos.

Sugerir correcção