O filme “Something good out of life “, do realizador romeno Dan Pita, ganhou o prémio de melhor longa-metragem do festival internacional de cinema Avanca, que terminou hoje em Estarreja.
“Something good out of life” valeu ainda a Corneliu Ulici o prémio para melhor actor, em ex-aequo com Devin Harjes pela participação no filme “The forest is red”, que também foi distinguido com uma menção honrosa pelo júri da competição internacional. Este filme do realizador norte-americano David Jakubovic, foi o outro grande vencedor do festival, conquistando mais dois prémios - melhor actriz (Nicole Sudhaus) e direcção de fotografia (John Schmidt).
Na lista de premiados destaca-se ainda o filme “Kérozène”, do realizador belga Joachim Weissmann, que ganhou o prémio de curta-metragem e o prémio para a melhor montagem (Marc Decoster). O prémio para a melhor animação foi atribuído ao filme “Loom”, de Jan Bitzer, Ilija Brunck, Csaba Letay (Alemanha).
"Nós na rua"
A competição Avanca, dirigida a obras produzidas na região de Aveiro, foi ganha pelo filme “Nós na rua”, de Luís Margalhau, e o prémio Estreia Mundial foi para “A movie about?”, de Georgi Krastev (Bulgária).
O prémio na categoria Televisão foi atribuído a “Objection VI”, de Rolando Colla (Suíça), e o filme “Rivière au tonnerre”, do realizador canadiano Pierre Hébert, venceu o prémio Vídeo.
O festival, que vai na 16.ª edição, apresentou 51 filmes inéditos em Portugal, incluindo 20 em estreia mundial, entre longas e curtas-metragens, abarcando a ficção, a animação e o documentário, tendo sido atribuídos, no total, 16 prémios e nove menções honrosas.
O Avanca 2012 ficou ainda marcado pela realização de cinco “workshops” sob diversas temáticas, onde os participantes puderam produzir pequenos filmes.