Os clássicos posters de música que vão parar às paredes de muitos fãs foram reinventados. Viktor Hertz criou oito posters de artistas e bandas de Rock, combinando em cada um deles entre 20 a 40 pictogramas que representam canções.
Desde cedo que o artista e designer gráfico sueco, de 29 anos, começou a trabalhar com pictogramas. “Eu sou fascinado por símbolos e imagens com diferentes significados que as pessoas compreendem (espero), independentemente da sua língua”, conta.
Assim, foi utilizando pictogramas, reduzindo o nome de um filme a uma simples imagem num cartaz, por exemplo. Os posters de música são outros dos seus trabalhos, tendo sido inspirado pela sua mãe. “Foi a minha mãe que, desde o início, achou que deveria fazer posters de música.”
Em Janeiro, um amigo pediu a Viktor Hertz que criasse um poster sobre os Rolling Stones para oferecer ao pai no aniversário. O designer gráfico sabia que iria utilizar pictogramas, mas desta vez queria fazer algo diferente: em vez usar apenas uma imagem, decidiu utilizar muitas. Este projecto “também foi um teste” para o responsável perceber quantos símbolos conseguiria criar para um artista.
Acabou com um poster com 39 pictogramas a representar 39 canções da banda norte-americana. Mas Viktor Hertz não se ficou pela “sopa de pictogramas” dos Rolling Stones e criou mais sete posters: Beatles, Iggy Pop, Bod Dylan, Bruce Springsteen, David Bowie, Johnny Cash e Elvis Presley. Juntando entre 20 a 40 símbolos em cada um, ao todo, nos oito posters estão combinados títulos de 233 canções, todos traduzidos em pictogramas.
Descobre a canção
Segundo o artista, os pictogramas também podem ser “um teste para saber quão simples se consegue tornar alguma coisa, e ela continuar a resultar”. E simplificar os títulos de músicas rock não foi muito complicado. “Normalmente, a ideia surgia de imediato”, explica. “Depois disso, era uma questão de acertar com o símbolo, algo que pode demorar um minuto ou dias.” Apesar do trabalho, Viktor Hertz confessa ter-se divertido bastante a criar os posters
E agora que estão disponíveis, não será o único a divertir-se com os posters, já que estes são verdadeiros puzzles, com canções representadas em simples pictogramas. O designer sueco quer que “as pessoas olhem para eles e se desafiem a si próprias, tentando descobrir o maior número de canções possível”.
Mais posters estão a caminho. Lamentando que o Rock seja tão dominado pelo sexo masculino, o designer quer fazer uma colecção só de artistas femininas. “Foi difícil encontrar bandas e artistas de rock femininas e é complicado fazer um poster com 25 a 40 pictogramas, se não existem muitas canções por onde escolher”, afirma.
O designer espera que os posters já criados acabem pendurados nas paredes de quem os comprar. Mas até quem não os adquirir, pode tentar descobrir a qual música corresponde cada pictograma. Para quem é fã, deve ser fácil. Umas dicas? A guitarra dos Beatles que chorava suavemente, a linha por onde andava Johnny Cash e os USA de Bruce Springsteen estão presentes nos posters.