Um mar de grandes veleiros inundou o Tejo e todos quiseram ir ver

Foto
A regata esteve em Lisboa em 2006 e prevê-se que volte em 2016. Agora, partem para Cádiz, seguindo depois para Corunha. A prova termina a 26 de Agosto em Dublin, na Irlanda FOTOS: RUI GAUDÊNCIO

Grandes Veleiros, Mar e Cultura. São estas as três palavras-chave que, até domingo, vão estar presentes no espaço entre Santa Apolónia e o Terreiro do Paço. A entrada nas actividades é gratuita

O calor não foi impediu que centenas de pessoas acudissem ontem ao cais que se estende de Santa Apolónia ao Terreiro do Paço, em Lisboa. A regata de navios de grande porte, The Tall Ships Races, é a oportunidade ideal para quem gosta de mar e quer conhecer o interior de grandes veleiros. Oficialmente estão na capital desde ontem e vão ficar até domingo, dia 22, mas já são vistos no Tejo desde segunda-feira.

O evento começou às 10h mas, uma hora depois, crianças e adultos corriam pelo cais, impacientes. O espaço acolheu inúmeros visitantes que quiseram conhecer por dentro os grandes veleiros da regata. Segundo António Lobato, presidente da Associação Portuguesa de Treino de Vela (Aporvela), "este evento em Lisboa é fantástico e esperemos que durante estes três dias tenhamos aqui centenas de milhares de pessoas", convida, salientando que além das visitas haverá actividades culturais e também concertos. Além disso relembra que "todas as actividades são gratuitas".

"É com grande orgulho que nos associamos à The Tall Ships Races e sobretudo a esta paragem aqui em Lisboa, que é um orgulho para Portugal", diz, por seu lado, Sardinha Monteiro, Comandante do Navio-Escola Sagres.

O Sagres foi o palco do arranque oficial da regata e contou com a presença de Sardinha Monteiro e António Lobato, Robin Snouck Hurgrounje, responsável da regata da Tall Ships, aprendizes, oficiais de ligação e ainda voluntários. Para Hurgrounje, a visita a Lisboa é especial e realça que "a missão da Sail Traning Internacional [organizadora do evento] é criar oportunidades para os mais jovens que navegam a bordo dos veleiros". Fala dos 2000 jovens de 16 nacionalidades. Entre eles estão 220 portugueses que, sem experiência náutica, ultrapassam barreiras culturais e ganham conhecimentos de navegação. Sentem-se "em família", como dizem.

Como toda a viagem é feita de desafios, desde 8 de Julho, data de início da regata no Noroeste de França, os participantes já puseram as suas capacidades à prova. Chris Hirst, holandês do veleiro Europa, relembra quando cozinharam comida nacional para 60 pessoas. Foi desafiante, diz, mas "aprenderam que os portugueses têm muitas de maneiras de cozinhar peixe", acrescenta.

No domingo decorrerá o desfile náutico, a partir das 14h, com início sob a ponte 25 de Abril. Para além do Navio-Escola Sagres, também o Creoula e o Santa Maria Manuela são embarcações lusas. Quanto à regata da The Tall Ships Races, a próxima paragem é Cádis, no sul de Espanha. De seguida navegam para a Corunha, terminando a prova em Dublin, na Irlanda, a 26 de Agosto.

Sugerir correcção