O mundo virtual é o ponto de partida e a realidade é a meta. Os participantes correm primeiro nas pistas do Gran Turismo 5, aclamado como o mais fiel título de simulação da condução automóvel. Aos melhores, a GT Academy dá a oportunidade de provar que a perícia demonstrada na consola pode passar directamente para o asfalto.
A GT Academy nasceu em 2008, numa parceria entre a Nissan e a PlayStation. O porta-voz da Playstation Portugal, Gonçalo Fialho, explica que o propósito da academia é “tornar o desporto automóvel, normalmente difícil e dispendioso, mais acessível para os milhões de talentosos do simulador de condução em todo o mundo”.
“Quisemos provar que era possível passar do virtual ao real, ou seja, que um jogador de Gran Turismo na PlayStation 3 podia de facto tornar-se um piloto profissional”, diz Gonçalo Fialho. “Os videojogos têm evoluído de forma tão significativa, que é hoje possível ter experiências cada vez mais interactivas e reais”, acrescenta.
38 mil participantes para três lugares
As competições espalham-se por toda a Europa, através de uma fase de qualificação online (que entretanto já terminou). No caso português, disputam a final os 32 melhores classificados: 16 da apurados através da competição online e outros 16 na qualificação live, que decorre esta quinta-feira na Game On, feira de videojogos instalada no Museu de Arte Popular, em Lisboa.
A final está marcada para esta sexta-feira e sábado, no "paddock" do Circuito do Estoril. “Em Portugal foram alcançadas mais de 38.000 participações na qualificação online, sendo o 7.º país europeu com mais participações e o 1º se tivermos em conta o rácio com número de habitantes”, revela Gonçalo Fialho.
O perfil do jogador português é o esperado: “ Jovens jogadores do sexo masculino, cheios de coragem e vontade de alcançar um sonho”, garante o porta-voz da Playstation. Os três primeiros no Estoril vão ser enviados até ao histórico Circuito de Silverstone, onde entram os carros a sério. Lá, participam no Race Camp, onde são colocados pela primeira vez ao volante de um Nissan de competição ao lado dos outros vencedores europeus.
Já no asfalto, decide-se o vencedor europeu, que acompanha os vencedores das competições alemã, norte-americana e russa (países com competição nacional) num intenso Programa de Desenvolvimento de Piloto. Estes últimos quatro são aqueles que ganham a oportunidade de ter uma licença de corridas internacional e tornar-se num piloto a sério.
Vencedor de 2008 brilha em Le Mans
A prova viva de que os "softwares" de simulação podem ser uma via para chegar ao automobilismo de competição é Lucas Ordoñez, vencedor da primeira edição do GT Academy, em 2008. Em 2011, o espanhol ficou no segundo lugar (classe LPM2) na corrida das 24 horas de Le Mans, uma das mais emblemáticas e reconhecidas provas de automobilismo a nível mundial.
Todos os vencedores de edições anteriores correm pela Nissan em competições oficiais. Para Gonçalo Fialho, esta é”uma grande oportunidade para todos aqueles que ambicionam ser pilotos profissionais” e não têm meios para entrar no automobilismo de competição pela via tradicional.