A ministra da Agricultura disse hoje que estão a chegar cerca de 200 candidaturas por mês, ao Gabinete de Apoio à Instalação de Jovens Agricultores, o que vai obrigar a um novo reforço de verbas.
“Temos cerca de 200 candidaturas a chegar por mês de jovens a querer instalar-se. Essa medida já foi reforçada em verba, e vai precisar de ser novamente reforçada em verba, porque há muita gente jovem a querer chegar à agricultura”, revelou, à agência Lusa, Assunção Cristas.
“Na agricultura há oportunidades que, nesta altura, não se encontrarão com facilidade noutras áreas. Aqui há a criação líquida de emprego e a possibilidade de crescimento económico”, defendeu a ministra.
Assunção Cristas falava no final de uma cerimónia de entrega de certificados de formação a jovens agricultores promovida pela Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal, em Vila Franca de Xira. Para sustentar a sua opinião, a Governante deu como exemplo o peso das exportações do sector agrícola.
“Basta olharmos para as exportações dos últimos dez anos. No sector agrícola foram de 12%, o que representa 2% do total da economia portuguesa. Se compararmos o primeiro trimestre deste ano com o do ano passado, as exportações do sector agrícola aumentaram 13,5%, acima da média nacional”, frisou. Segundo Assunção Cristas, estes dados demonstram que Portugal tem um sector agrícola “dinâmico”, capaz de “resistir à crise e capaz de dar um bom contributo” para que o país saia da crise.
A ministra fez ainda um balanço “positivo” do primeiro ano à frente do Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território.