Morangos caseiros, directamente do seu vaso ou do seu jardim

Foto
Rui Gaudêncio

Cultivar morangueiros no jardim ou na horta, num canteiro ou num vaso está na moda e o resultado são frutos frescos e saborosos. E seus.

Os morangos são pequenos frutos ricos em vitamina C, ácido fólico e fibras e têm elevada actividade antioxidante, associada a compostos químicos designados antocianinas. Podem ser consumidos frescos ou após a transformação em compotas, geleias, gelados e iogurtes. E são fáceis de manter em casa, à janela, na varanda ou no jardim.

A planta

O morangueiro pertence à família das rosáceas (a mesma das roseiras, macieiras e pereiras) e o seu género é Fragaria. Existem cerca de 40 espécies diferentes pelo mundo, mas foi do cruzamento de duas espécies oriundas da América, a F. chiloensis e a F. virginiana, que resultaram algumas das melhores variedades de morangueiros cultivadas actualmente (Fragaria × ananassa Duch.).

O morangueiro vive vários anos, cerca de 90% das raízes localiza-se nos primeiros 25 cm do solo e é uma planta muito ramificada - dos seus estolhos ou guias, quando em contacto com a terra, formam-se novas raízes e novas plantas.

Que variedades escolher?

Existem dois tipos de variedades: as de dias-curtos (Camarosa, Candonga Sabrosa ou Ventana, por exemplo) e as indiferentes (Albión, Diamante, San Andreas e Portola). Se plantarmos entre Outubro e Novembro usam-se as de dias-curtos, que darão frutos entre meados de Janeiro até Junho. Para plantações entre Março e Junho usam-se as segundas, que produzirão frutos no Verão e Outono. Para ter frutos durante todo o ano, combine os dois tipos.

Onde e como plantar?

O morangueiro prefere solos areno-argilosos, bem drenados (embora com humidade e ricos em matéria orgânica - húmus) e prefere solos ligeiramente ácidos (pH óptimo entre 6,0 a 6,5). Evite plantar em zonas onde estiveram anteriormente tomates, pimentos, beringelas ou batatas, que são comummente afectadas por doenças de solo. Escolha um local bem exposto ao sol.

O morangueiro é sensível a muita água junto às raízes. Por isso, nas plantações de Outono faça canteiros sobreelevados (30-40 cm de altura e com 50-60 cm de largura). Recomenda-se cobrir o solo com palha, caruma de pinheiro ou plástico - mantém a humidade do terreno e evita o crescimento de ervas e o contacto do fruto com a terra, impedindo o seu apodrecimento. Usam-se na plantação 5-6 plantas por m2.

Se cultivar os morangueiros em vasos, potes ou floreiras, utilize terra ou um substrato (turfa, fibra de coco, casca de pinheiro, perlite). Assegure uma boa drenagem da água, no vaso. Faça aberturas no fundo ou nas laterais que permitam a água escorrer, pode ainda colocar argila expandida ou gravilha grossa no fundo do vaso.

Antes da plantação, regue ligeiramente o solo ou o substrato. O morangueiro deve ser plantado ao nível da coroa. Logo após a plantação deve regue e aconchegue a terra à planta.

Como cuidar?

Após a plantação regue com alguma frequência para estimular o crescimento das raízes e da parte aérea. À medida que as plantas forem crescendo e, sobretudo, na floração e frutificação, as regas devem ser regulares.

Limpe o terreno de ervas daninhas pois estas competem com o morangueiro, utilizando a água e os nutrientes no solo, prejudicando o seu crescimento. Após a plantação pode ocorrer uma floração precoce, sobretudo nas variedades indiferentes. Deve eliminar as primeiras flores para promover a formação de uma boa folhagem e posterior floração e frutificação.

Ao longo do ciclo da cultura, elimine as folhas velhas ou com sintomas de doenças, bem como os frutos que se apresentarem com podridões.

A qualidade e a quantidade de frutos vai diminuindo ao longo dos anos. Quando isto acontecer, é tempo de renovar o seu morangal.

Como colher?

Os morangos devem ser colhidos durante as horas mais frescas do dia. Colha com cuidado para evitar lesões nos frutos que facilitam o seu apodrecimento e conserve-os em local fresco.

(Eng. Agrónoma e da Associação Portuguesa de Horticultura)

Sugerir correcção