Estádio olímpico de Londres: o grande candidato ao Prémio Stirling 2012

O Royal Institute of British Architects revelou uma lista de 50 edifícios. O premiado levará para casa cerca de 25 mil euros

Foto
O Estádio Olímpico de Londres é um dos concorrentes ao prémio Stirling

Escolas, museus e casas particulares estão entre os candidatos ao Prémio de Arquitectura Stirling 2012. Mas é o Estádio Olímpico de Londres, preparado para os Jogos Olímpicos deste ano, o edifício que mais se destaca na selecção que o Royal Institute of British Architects (RIBA) revelou nesta quinta-feira.

O premiado levará para casa 20 mil libras (cerca de 25 mil euros).Mesmo em tempo de austeridade é possível criarem-se obras arquitectónicas que se destaquem. Foi esta a ideia defendida pela directora do RIBA, Angela Brady, em declarações à BBC.

A mesma opinião tem Zaha Hadid, vencedora da última edição do prémio Stirling. A arquitecta disse ao "Guardian" que "a austeridade é usada como um cliché, apenas porque as pessoas não tem ideias", e incentiva o governo a "apostar em bons edifícios". 

Angela Brady acrescenta que muitos arquitectos usam materiais que dão ênfase à “textura, autenticidade e eficiência ambiental”, para criar “edifícios de alta qualidade, que reflectem as necessidades do dia-a-dia”. Um dos exemplos paradigmáticos apontados pela organização é a “aldeia flutuante” de Brockholes.

Porém, é o Estádio Olímpico de Londres que se destaca entre os 50 edifícios da "longlist". O imóvel tem capacidade para 80 mil pessoas e será o palco da cerimónia de inauguração dos Jogos Olímpicos de 2012. Mas a concorrência é forte, visto que, a discutir este prémio de 20 mil libras, estarão as Hepworth Art Gallery, em Wakefield, e o Lyric Theatre, em Belfast. A presença de edifícios para fins artísticos é forte nesta lista, sendo que são dez os imóveis escolhidos que tem essa característica. 

O centro de produção automóvel da McLaren, em Surrey e uma casa particular em Dalling Road em Hammersmith, estão entre os diferentes géneros de edifícios que concorrem. 

A escola Evelyn Grace Academy, projectada por Zaha Hadid, foi a vencedora na edição de 2011. A lista completa dos edifícios escolhidos este ano pode ser consultada aqui.

Sugerir correcção
Comentar