"Skaters" de várias cidades portuguesas vão pegar nas “tábuas” e reunirem-se para festejar o Go Skateboarding Day, esta quinta-feira, 21 de Junho.
Desde 2004 que os praticantes de "skate" de todo o mundo celebram, não só este desporto, mas a filosofia que lhe está associada, o Dia Internacional do Skate. A 21 de Junho, o Go Skateboarding Day vai ser assinalado em diversos países, desde os E.U.A., passando pelo Brasil, Bostwana e Afeganistão, até à Austrália.
Portugal não vai ser excepção, com várias cidades a aderir. O Radical Skate Clube procura coordenar as várias actividades programadas por lojas ou skate parques em diferentes pontos do país. “O nosso trabalho, no fundo, é articular os eventos com as pessoas em cada cidade, porque, como não há uma indústria de fabricantes na área do skate em Portugal, o pessoal é que se reúne e cria uma programação”, conta Dulce Pereira, responsável do clube.
Em Lisboa, "skater" não paga para entrar no Ski Skate Amadora Parque. O espaço vai realizar "workshops" gratuitos para quem queira aprender ou aperfeiçoar esta modalidade.
O "skate" parque vai, ainda, receber a competição Eastpak Game of S.K.A.T.E., uma espécie de Jogo da Forca, numa versão para os amantes da tábua. "Na competição, se um participante fizer uma manobra, o seu adversário terá de fazer essa mesma manobra", explica Dulce Pereira. De cada vez que um "skater" falha uma manobra, recebe uma letra, até fazer a palavra "skate" e ficar "enforcado".
Já em Leiria decorrerá a competição Best Trick, em que os participantes terão de realizar manobras com dois obstáculos em linha. Antes disso, os skaters reúnem-se na Antiga Casa Mortuária.
O som das tábuas a rolar também se vai ouvir pela cidade de Braga, onde se vai realizar um passeio de "skate". Depois dos participantes partirem da Skate Shop Skills e fazerem o caminho até ao "skate" parque da cidade, está programado um campeonato em que um júri elege os melhores neste estilo, sendo atribuídos prémios, como material técnico.
Andar de skate para não fugir dos problemas
No Porto, o ponto de encontro dos skaters é a Kate Skateshop (loja responsável pela organização do evento na cidade), no Largo de São Domingos, de onde vão partir, fazendo paragens na Praça dos Leões e na Casa da Música, até à zona do skate parque da Maia. À medida que vão percorrendo as ruas portuenses, haverá alguns campeonatos informais, em que os "skaters" que mais se destacarem nos diferentes pontos de paragem recebem um prémio.
Mas nesta cidade, a reunião vai, também, servir para os "skaters" mostrarem que são muitos e que precisam de um espaço adequado à prática do desporto.
Em Janeiro de 2012, a Câmara Municipal do Porto inaugurou um "skate" parque no Bairro de Ramalde do Meio. Mas o espaço deixou os praticantes insatisfeitos. Nuno Gaia, da loja Kate Skateshop, explica que "as rampas estão mal construídas" e o espaço é pequeno para o número de adeptos existentes na cidade.
"Aquilo, se calhar, foi construído, apenas para calar algumas vozes e dizer-se que, realmente, o Porto tem um skate parque", especula o responsável.
Os "skaters" locais pedem, por isso, um espaço na cidade onde possam evoluir e onde seja possível realizar aulas de skate. E os praticantes desta modalidade falam, até, da possibilidade do Porto receber alguns campeonatos.
Por isso, e sem querer fazer reivindicações, o Go Skateboarding Day vai ser aproveitado para "mostrar que os skaters portuenses são bastantes" e que precisam "de um espaço decente para praticar".
Com ou sem espaço adequado, no Porto e no resto do país, os skaters vão, sobretudo, aproveitar o Dia Internacional do Skate. Todas as actividades a acontecer a nível nacional estão previstas para a tarde e a palavra de ordem é só uma: "skatar".