Inaugurada loja de turismo interactiva do aeroporto

Foto
A loja está instalada na zona das chegadas do aeroporto manuel roberto

Será o maior dos 53 espaços do género que a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal quer abrir na região

O hall das chegadas do aeroporto Francisco Sá Carneiro tornou-se num ponto de partida para uma viagem virtual e interactiva por toda a Região Norte. Foi precisamente com a intenção de proporcionar aos turistas uma experiência quase sensorial do que se pode encontrar nesta zona do país que a Entidade Regional do Turismo do Porto e Norte de Portugal (ERTPNP) inaugurou ontem a Loja Interactiva de Turismo do Aeroporto.

Durante a manhã, cerca de 300 pessoas pararam para assistir às exibições de grupos folclóricos de Felgueiras e de Gaia, à quietude das estátuas vivas de Espinho e provar, entre outros petiscos, os produtos gourmet do concelho de Lousada ou o vinho alvarinho de Monção.

Esta loja, orçada em cerca de 550 mil euros, é a primeira de uma rede de lojas interactivas da ERTPNP, que, até ao final do ano, contará com 53 espaços espalhados pelo Norte de Portugal, num investimento de cerca de 22 milhões de euros. Além de fornecer informações turísticas e notícias sobre todos os municípios da região, em mesas de touch screen, os eventos culturais das diferentes localidades são exibidos em videowalls. Uma "sala imersiva", com tecnologia 3D, permite visitar virtualmente vários pontos da Zona Norte.

Melchior Moreira, presidente da ERTPNP, diz que este é o primeiro destino turístico mundial que funciona e se promove como uma rede de destinos.

Uma das lacunas que as lojas interactivas quer colmatar é a da falta de informação disponível para os turistas que procuram os postos de turismo tradicionais já após o horário de expediente (até às 17h30). Adjacentes às novas lojas ficarão instalados ecrãs interactivos que disponibilizarão informação sobre todos os municípios da Região Norte durante 24 horas por dia.

Além de informações turísticas, as lojas interactivas vão também divulgar produtos emblemáticos de empresas privadas da região. A loja do Aeroporto Sá Carneiro tem vitrinas com calçado de fabrico nacional, por exemplo. Também se podem encontrar aqui desde produtos de merchandising a promover eventos, como as Capitais Europeias da Cultura e da Juventude de Guimarães e Braga, respectivamente, a um fóssil marinho autêntico (trilobite), com 465 milhões de anos, em representação do Geoparque de Arouca.

As 53 lojas vão permitir ao turista descobrir os produtos de uma região em cidades diferentes daquelas a que estão associadas. Será possível, por exemplo, provar vinho do Porto em Braga ou saborear uma fatia de bola de Lamego no Porto, exemplifica Melchior Moreira.

Segundo o presidente da ERTPNP, o retorno do investimento de aproximadamente 22 milhões de euros será obtido através do aumento da estadia média do turista na Região Norte e do aumento dos proveitos induzidos pelo turismo na economia local.

Sugerir correcção