Vinho do Porto: sector pede “uma hora de trabalho” ao Governo para salvar exportações

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A AEVP quer lançar um plano de promoção do vinho do Porto, suportado integralmente pela comércio Foto: Adriano Miranda

Em conferência de imprensa, realizada nesta quarta-feira no Porto, a direcção da AEVP denunciou “a falta de vontade política para resolver os problemas do sector que, possivelmente, vai manter este ano o nível de produção ou quando muito um ligeiro aumento, porque a queda das vendas tem sido contínua nos últimos 12 anos. Em quantidade, o sector revela uma queda percentual de 13,8% e, em valor, de 59 milhões de euros.

Para inverter a queda do sector, a AEVP quer lançar um plano de promoção, que será suportado integralmente pela comércio, através da criação de uma taxa extraordinária, e de fundos comunitários. Como contrapartida, quer que o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP), cujo custo de funcionamento é integralmente custeado pelo sector, seja transformado em organismo privado de utilidade pública.

Com isso pretendem evitar que o Governa volte a retirar dinheiro do IVDP, como aconteceu em 2011, quando retirou oito milhões de euros para os cofres do Estado, dinheiro que tinha resultado exclusivamente de taxas pagas pelo sector e que se deveria destinar à promoção.

Há uma ano, a AEVP com a proposta a proposta do IVDP, e recebeu do secretário de Estado que tem a tutela do Instituto, Daniel Campelo, a indicação de que se a proposta fosse de toda a fileira, ou seja, da lavoura e do comércio, seria aceite. Em Março, o antigo autarca de Ponte de Lima recebeu a proposta e, até agora, nada fez. Entretanto, o IVDP foi recentemente integrado na orgânica pública do Estado, o que reforça os poderes do Estado num organismo totalmente financiado pela produção, o que desagrada ao sector.

O presidente da AEVP, António Saraiva, queixa-se “de falta de respeito para com o sector” e defende que o sector tão importante “não pode ser politizado e sujeito a ciclos políticos”.

A AEVP tem mantido uma divergência com a estratégia de promoção do IVDP. A primeira entende que a promoção tem de ser feita através das marcas, que são quem exporta, e quer apoiar essas acções. O IVDP tem privilegiado a promoção do produto.

Notícia actualizada às 15:20
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