Trabalho sobre inteligência artificial ganha 22.ª edição do prémio IBM
André Martins, 34 anos, recém-doutorado num programa conjunto do Instituto Superior Técnico (IST )e Carnegie Mellon University, dos Estados Unidos, ganhou o prémio, no valor de 15 mil euros, com o trabalho no domínio da inteligência artificial “Turbo Parsers: Analisadores Sintáticos Estatísticos Baseados em Relaxações Lineares”.
A investigação parte da análise de textos em linguagem natural, escritos por pessoas, para conseguir produzir aplicações ou programas informáticos que determinem o significado das frases. A tarefa é complicada, dado que a linguagem humana é ambígua e pode ter vários significados, disse André Martins à agência Lusa. A tradução simultânea é outra das aplicações da área de estudo do cientista.
O sistema de análise de linguagem escrita produzido por André Martins pode funcionar em qualquer língua e foi testado com sucesso em 14 idiomas, acrescentou o investigador. Permite determinar o sentimento (positivo ou negativo) de um determinado texto, conseguindo com rapidez executar um processo que exige uma grande quantidade de tempo a humanos.
Numa fase mais avançada, é mesmo possível conseguir, num processo automático, um resumo das análises feitas a determinado assunto na blogosfera, por exemplo.
O júri, constituído por 13 investigadores e presidido pelo professor do IST Carlos Salema, elogia a “visão interdisciplinar, a completude da sua abordagem científica, a finalidade dos resultados obtidos e a extensão da aplicabilidade” do trabalho de André Martins.
“É com orgulho que vamos já na 22.ª edição deste prémio e que o atribuímos desta feita a um projecto que reflecte o que de melhor tem vindo a ser desenvolvido na área do conhecimento cognitivo e da linguagem natural”, acrescenta Carlos Salema, no comunicado onde a empresa anuncia o vencedor do galardão.
O prémio será entregue em Setembro, numa cerimónia a realizar no IST em dia ainda por determinar.