Kasper Schmeichel também passou pelos relvados portugueses

Foto
Kasper Schmeichel Foto: Felix Ordonez/Reuters

Peter Schmeichel foi campeão pelo Sporting em 1999/2000. Kasper, o filho, não quis ficar atrás: em 2000/2001 foi campeão pelos iniciados do Estoril-Praia, garantindo assim a subida ao campeonato nacional. Tudo começou quando a equipa estava em pré-época e deslocara-se ao Estádio da Luz para um jogo de preparação com o Benfica. Os jogadores tinham ouvido rumores da chegada de Kasper à equipa mas não acreditavam e até gozavam com a situação… até que entrou no balneário um miúdo, como eles, mas loirinho, um clone de Peter Schmeichel. Nesse jogo, os canarinhos perderam com uma desvantagem grande, que só não foi maior graças ao dinamarquês.

“Ele tinha o estilo do pai”, lembra Ricardo Nunes, ex-colega de equipa, actualmente no campeão eslovaco MSK Zilina. E continua: “Ficava cego quando sofria golos. Ele era muito interventivo, não era de ficar calado. Eu gostava da qualidade dele, era top entre os postes e a sair, só tinha de melhorar com os pés”.

Um dos jogadores que ficava com as orelhas a arder era Duarte Bruschy, defesa-central da equipa: “Estava sempre aos berros com a defesa. Estava sempre chateado com a vida”, recorda Bruschy. Apesar do mau feitio em campo, Kasper gostava de mimar os seus colegas: a Pedro Silva, guarda-redes dos juvenis, ofereceu umas luvas do pai e a Vasco Vicente, médio-direito, deixou-o treinar com as botas que Beckham um dia lhe tinha oferecido. “Não se identificava com os guarda-redes portugueses porque dizia que jogavam para a fotografia. Não gostava do Baía e ficava picadíssimo quando eu lhe falava no Figo”, conta Silva.

Em 2000, Luís Figo sentou Peter Schmeichel num Portugal-Dinamarca e Kasper nunca digeriu bem essa situação. Quando foi campeão em solo português, convidou os colegas para irem a casa dele em Birre. A equipa ficou deslumbrada quando viu as dezenas de camisolas de jogadores expostas na garagem, entre elas, a de Vítor Baía do Euro96, com a braçadeira agrafada. Kasper Schmeichel, que foi convocado para o Euro 2012 para substituir o lesionado Thomas Sorensen, joga actualmente ao serviço do Leicester City, na segunda divisão inglesa.

Sugerir correcção
Comentar