O festival Semibreve já tem um Semibreve Award

A segunda do festival conta com nomes como Ben Frost, Mouse on Mars e Ryoji Ikeda. E com um concurso com um prémio no valor de 2500 euros

Foto
Ben Frost DR

A segunda edição do festival de música electrónica Semibreve é marcada pela cooperação entre as "capitais" europeias da Juventude e Cultura, Braga e Guimarães, e pela criação do Semibreve Award, um "estímulo" às artes digitais.

O festival vai decorrer em Braga e Guimarães, de 2 a 6 de Outubro, e conta com nomes como Ben Frost, Mouse on Mars e Ryoji Ikeda. "Este é um festival muito ‘sui generis’ e único que, em 2011, surpreendeu quer pela qualidade quer pela receptividade", afirmou António Rafael, da organização do evento.

O Semibreve junta música electrónica e artes digitais, pelo que um dos momentos altos será a apresentação da instalação audiovisual criada a partir de recolhas na zona radioativa interdita de Chernobyl, a cargo do dinamarquês Jacob Kirkegaard.

Foto
Mouse on Mars DR

Mas as "grandes novidades" da edição de 2012 são a criação do Semibreve Award, uma parceria entre a organização e a Universidade do Minho (UM), e o "trabalho conjunto" entre a Capital Europeia da Juventude Braga (CEJ) 2012 e a Capital Europeia da Cultura (CEC) 2012.

O Semibreve Award resulta de uma parceria com o EngageLab da UM e pretende "estimular a criação artística digital" através de projectos que recorram à interatividade, ao som e à imagem. Este concurso está aberto a profissionais singulares, grupos, empresas e entidades públicas e terá como prémio um valor de 2.500 euros, assim como a apresentação da instalação durante o festival.

A outra novidade da edição de 2012 é a colaboração entre as "vizinhas" CEJ e CEC. "Esta parceria permitirá alargar a duração do festival e levar um dos espectáculos para Guimarães", explicou o responsável pela CEJ, Hugo Pires. A realização do Semibreve é o exemplo das "sinergias" entre os dois eventos, adiantou o responsável pela CEC Carlos Martins, mas "haverá outros momentos de contacto", adiantando um concerto da Fundação Orquestra Estúdio, em Braga.

Assim, a 4 de Outubro, sobe ao palco do Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, Vladislav Delay + AGF, Pole + p.ma e ainda Gricha Lichtenberger. Os restantes concertos, a 5 e 6, já serão no Theatro Circo, em Braga. A 5, actuam Mouse on Mars, Roly Porter + Flicker e emptsyset + Joanie Lemercier. No ultimo dia do Semibreve, actuam Ben Frost, Ryoji Ikeda e Most People Have Been Trained To Be Bored.