Veterano Shevchenko mostrou que mantém vivas as suas qualidades e derrotou a Suécia

Foto
O avançado do país anfitrião foi a figura do jogo AFP PHOTO / SERGEI SUPINSKY

A Ucrânia estreou-se num Europeu com uma vitória sobre a Suécia. Três pontos que se ficam a dever em boa parte ao veterano Andrei Shevchenko, um jogador que ameaça transformar-se num verdadeiro mito para os ucranianos. Com 35 anos, e quando já existiam muitas dúvidas sobre se teria capacidade para actuar a este nível, o avançado respondeu com dois golos típicos de ponta-de-lança, que anularam a vantagem conseguida por Ibrahimovic. Uma vitória inteiramente merecida.

O jogo chegou ao intervalo, de resto, sem desiludir os muitos adeptos ucranianos que se encontravam nas bancadas. A selecção da casa conseguiu travar um adversário que, na fase de apuramento, mostrou uma veia goleadora invulgar e esteve sempre por cima na partida. A Ucrânia, com um futebol rápido e directo, teve oportunidades suficientes para terminar a primeira parte a vencer. Konoplyanka foi sempre uma dor de cabeça para os suecos pelo flanco esquerdo. O jovem, de 22 anos, esteve perto do golo a poucos minutos de o árbitro terminar a primeira parte, com um remate que saiu por cima da barra. A outra figura foi desde logo o veterano Shevchenko. Mostrou que não perdeu muitas das qualidades que fizeram dele uma das figuras do futebol europeu. Aos 23", por exemplo, concluiu um contra-ataque com uma desmarcação primorosa a passe de Yarmolenko, mas o remate saiu demasiado ao lado. Depois colocou a bola em Yarmolenko, com Isaksson a salvar a Suécia.

A melhor oportunidade, porém, pertenceu aos suecos e à sua principal estrela, Ibrahimovic, que, aos 39", cabeceou ao poste quando estava sozinho e podia ter feito bem melhor. A surpresa da equipa, o avançado Rosenberg, também tentou por várias vezes o golo e, aos 31", teve mesmo um bom remate, que foi defendido por Pyatov a dois tempos.

Num momento da segunda parte (52"), em que um jogador ucraniano estava deitado no relvado e os suecos mostraram pouco fair-play, a bola foi parar a Kallstrom, que colocou em Ibrahimovic para o golo da Suécia.

Depois, apareceu Shevchenko a mostrar que os 35 anos ainda não lhe tiraram todas as capacidades de um ponta-de-lança de eleição. O antigo jogador do Milan e Chelsea aproveitou, aos 55", um cruzamento de Yarmolenko, para se antecipar a Mellberg e cabecear para o fundo da baliza. Um golo espectacular. O agora avançado do Dínamo de Kiev voltou a brilhar, aos 61", quando aproveitou um canto da esquerda para aparecer ao primeiro poste a cabecear, batendo mais uma vez Isaksson. Shevchenko tornou-se o jogador mais velho a bisar num Europeu e protagonizou uma reviravolta merecida. Os suecos ainda pressionaram nos derradeiros minutos, mas o resultado estava feito.

Sugerir correcção