L'Oréal Brandstorm: jovens da Universidade Nova vão representar Portugal em Paris

Jogo da L'Oreal põs universitários a viver a realidade de um gestor de marca. Portugueses vão competir com mais de 40 países, num concurso que anualmente recruta entre 150 e 200 jovens

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Clara Nobre, Rita Belo e Tomasz Pierog, alunos da Universidade Nova de Lisboa, são os vencedores DR

No dia 14 de Junho, Clara Nobre, Rita Belo e Tomasz Pierog, alunos da Universidade Nova de Lisboa, vão estar em Paris a competir com equipas de mais de 40 países, na final internacional da L’Oréal Brandstorm, um jogo de estratégia de "marketing" que a empresa realiza anualmente.

Este ano, o desafio lançado aos alunos universitários foi o de “criar uma gama inovadora para a marca The Body Shop, bem como a respectiva estratégia de 'marketing' e comunicação”. Das 70 candidaturas – quase todos alunos de mestrado na área do 'marketing' –, 18 foram seleccionadas para estar na final nacional.

A proposta dos alunos da Universidade Nova, “Beauty Secrets from Around the World”, diferenciou-se pela “consistência do projecto”, explica ao P3 via email o departamento de comunicação da L’Oreal portuguesa: “Havia uma história muito forte por detrás e a escolha da categoria de maquilhagem como um mercado para potenciar a marca Body Shop foi uma via interessante.”

A L’Oreal Brandstorm é uma forma de pôr os alunos em contacto com o mercado de trabalho – “conseguem viver a realidade de um gestor de marca e prepara-os para o ambiente de trabalho” – e funciona como uma ferramenta de recrutamento para a empresa. “Conseguimos recrutar os jovens com o perfil [mais] adequado para trabalhar no grupo”, explica.

Em Portugal, 33 estudantes universitários já entraram na L’Oreal através deste concurso e, actualmente, há 14 profissionais recrutados via jogo a trabalhar na L’Oreal portuguesa. A nível mundial são anualmente recrutados 150 a 200 alunos, num concurso por onde já passaram mais de 50 mil estudantes de mais de 280 universidades em mais de 40 países.

Na final internacional – que já foi vencida por portugueses, em 2010 –, os três finalistas vão apresentar o seu produto perante um júri onde estará o presidente e director-geral do grupo, Jean Paul Agon.

A equipa vencedora terá direito a uma viagem à escolha no valor de 10 mil euros, enquanto os 2.º e 3.º lugares têm também direito a uma viagem, nos valores de 5 mil e 2500 euros, respectivamente. Os três jovens com a melhor campanha de comunicação são ainda convidados a estagiar no grupo.

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