Governo diz que protecção da costa de Ovar vai avançar
Requalificação da barrinha de Esmoriz também faz parte dos planos: projectos em elaboração devem chegar este ano ao terreno
O Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território garante que as intervenções previstas para a costa de Ovar e que constam no Plano de Acção de Valorização e Protecção do Litoral 2012-2015 serão concretizadas.
"Das acções estabelecidas nesse plano não existem quaisquer obras suspensas, estando as mesmas em fases distintas, nomeadamente em preparação as peças de procedimento para lançamento de concurso, em concurso público e já em execução uma obra de emergência", revela a tutela, em resposta enviada por email ao PÚBLICO. Há cerca de um mês, deputados do PS haviam alertado para o facto de que as obras de defesa da costa na zona estavam suspensas.
O litoral de Ovar é uma das zonas do país mais ameaçadas pelo avanço do mar. No mês passado, a praia do Furadouro voltou a sofrer com o avanço do Atlântico. O mar galgou o muro e fez estragos: atingiu a marginal, provocou o abatimento de uma área de estacionamento e tornou instável uma zona de defesa frontal, que teve de ser reabilitada numa extensão de cerca de 150 metros. Várias gamas de enrocamentos graníticos foram colocadas para fechar os rombos. "Neste momento, estão em curso os trabalhos de recuperação dos enrocamentos existentes, reperfilamento da banqueta de fundação e reabilitação do talude, mantendo-se a geometria e perfil de tipo iniciais", especifica o ministério. A intervenção custará 127 mil euros e deverá estar concluída até dia 21 deste mês de Abril.
A protecção da marginal na frente marítima da praia do Furadouro, com enrocamentos de grandes dimensões, num investimento de 900 mil euros, está igualmente nos planos do Governo. A protecção da praia de Maceda, com obras de defesa submersa, também avançará e a reabilitação nas defesas aderentes do Furadouro, Esmoriz e Cortegaça é considerada prioridade máxima. Na barrinha de Esmoriz, os projectos para a requalificação e valorização da área lagunar estão em curso, prevendo-se que a empreitada arranque ainda este ano.
PS preocupado
O PS tem manifestado preocupação com o andamento das obras de defesa do litoral de Ovar. Em Março, deputados do partido foram ver os danos provocados pelo mar. Pedro Nuno Santos, líder da federação distrital de Aveiro e ex-vice-presidente do grupo parlamentar socialista, afirmou que a protecção da costa estava parada. Prometeu então questionar o Governo sobre o assunto, o que já aconteceu, e deixou recados aos parlamentares do PSD e CDS eleitos por Aveiro: "Já que foram tão opinativos até às últimas eleições, mas não se ouvem desde que o Governo tomou posse, que se lembrem de defender as populações que os elegeram." Em nome da segurança de quem vive próximo do mar e da credibilização a política, acrescentou.