Contactada pela agência Lusa, Clara Ferreira Marques, responsável da leiloeira, indicou que a obra, autografada por Fernando Pessoa e com dedicatória, ultrapassou a estimativa inicial, situada nos 2500 euros.
A obra foi comprada por um livreiro de Lisboa que pediu para manter o anonimato.
No mesmo leilão foi vendida por 3450 euros outra primeira edição de Pessoa - “35 Sonnets”, de 1918 - também autografada pelo poeta e com dedicatória.
Esta obra, segundo a leiloeira, obteve ainda mais interesse por parte dos licitadores, sobretudo portugueses, mas também de um coleccionador inglês.
Acabaria por ser comprada “por uma bibliófila portuguesa”, indicou Clara Ferreira Marques.
De acordo com a responsável, “é muito raro que surjam à venda primeiras edições de obras de Fernando Pessoa, e a procura aumenta ainda mais quando se trata de obras autografadas pelo autor e com dedicatória”.
Publicado um ano antes da morte de Pessoa (1888-1935) pela Parceria António Maria Pereira e por ele descrito como um “livro pequeno de poemas”, “Mensagem” é composto por 44 poemas, o mais conhecido dos quais é “Mar Português”.
Valeu ao autor o Prémio Antero de Quental, na categoria de “poema ou poesia solta”, do Secretariado da Propaganda Nacional, no ano em que foi publicado.
“35 Sonnets” é um dos dois livros em inglês dados à estampa por Fernando Pessoa em 1918, publicado pela editora Monteiro & Co. e com direito a resenha com destaque no diário britânico The Times.
Globalmente, no leilão, foram também vendidas serigrafias e alguns instrumentos musicais, resultado de uma parceria com a Escola de Música do Conservatório Nacional.