Um meme (finjam que Richard Dawkins nunca existiu por uns minutos) é um fenómeno humorístico da internet, uma forma de exprimir sucintamente uma ideia pela criação, manipulação ou reutilização de uma piada, um site, uma imagem, uma expressão ou vídeo.
Por exemplo, o Zé Povinho. Ele tornou-se meme ao ser fortemente utilizado ao longo do tempo na banda-desenhada, na revista à portuguesa ou simplesmente em montagens rudimentares de "photoshop" para transmitir uma ideia, simplificada pelo personagem, que representa o povo português, a fazer um manguito.
Os memes são assim. Organismos em propagação e, em muitos casos, mutação. Geralmente surgem por acaso, da criação aleatória de um anónimo. Essa criação solitária não é um meme porque não existe fenómeno. É a continuidade por terceiros e a relação que estes têm com o fenómeno que dá o estatuto ao meme e que o manterá vivo até que deixe de ser pertinente para a comunidade online.
São um fenómeno "open source", em que ninguém tem os direitos destas imagens e qualquer um pode participar. Para usar um meme não existe nenhum livro de regras, é uma questão de senso comum e adaptabilidade do meme ao uso.
Um exemplo clássico é o “FFFFFFFUUUUUUUUUUUU”. Teve origem num fórum, o 4Chan, impulsionador principal original desta forma de expressão. Um utilizador submeteu uma imagem, uma BD caseira e amadora que retratava uma situação do quotidiano com que muitos se identificaram. A partir daí outros começaram a fazer as suas próprias variações deste meme, onde este longo “Fu” é metade de "fuck". É simples - conta-se nos três quadrados iniciais uma situação irritante do dia-a-dia e no quarto usa-se a imagem do boneco irritado com o comboio destas duas letras a vermelho (ver imagem à esquerda). Cerca de quatro anos depois, já existem milhares de variações e cerca de 120 personagens.
Existem muitos memes famosos para além deste exemplo. Para os conhecer aconselho o knowyourmeme.com, uma enciclopédia para os interessados na matéria, já que disponibiliza a história individual de cada um destes símbolos da cultura online.
Em Portugal existe uma força emergente de indivíduos ou colectivos que, em forma de blogue, site ou página no Facebook, trazem esta forma de expressão e comunicação para o espaço virtual lusitano. Infelizmente, a maioria destas páginas só traduzem ou reciclam o que existe lá fora, mas incluem a sua marca de água. Para além do Ser Português, não existem ainda muitos exemplos de memes bem sucedidos em Portugal. Talvez a lacuna esteja na ausência de uma comunidade, falada em português, que seja tão forte quanto o Reddit, o 4Chan ou o 9Gag. Talvez ainda seja só o começo e muito ainda esteja para acontecer. O futuro dirá.