Esqueçam os bonecos, pensem em livros. Durante quatro semanas, os miúdos e os (muitos) colecionadores dos bonecos da McDonald’s não os vão encontrar dentro da embalagem do Happy Meal do Reino Unido. A cadeia de fast-food vai distribuir nove milhões de livros do escritor Michael Morpurgo.
No seguimento do acordo assinado com a editora Harper Collins, o diário britânico The Telegraph apelida a McDonalds’s de "a maior cadeia de livros infantis do país": em 2011, no Reino Unido, venderam-se 1,16 milhões de livros para crianças por semana, cerca de 6,4 milhões por mês.
Com o livro de Michael Morpurgo, a McDonald’s oferece também uns fantoches de dedos relacionados com a série de livros. A cadeia norte-americana já fez uma campanha de promoção da leitura infantil semelhante na Suécia, onde teve bastante êxito.
Depois da decisão de vender apenas leite orgânico, de afixar o valor calórico das refeições e de remodelar o plano de comunicação, esta é mais uma forma de a McDonald’s “melhorar a sua reputaçãoo”, refere o The Telegraph.