O presidente Barack Obama já tem conta no Instagram
O P3 segue mais uma pessoa no Instagram. Em poucas horas, o presidente dos Estados Unidos ganhou mais de 17 mil seguidores
Barack Obama já tem o seu nome no Instagram, conta que será gerida pelo seu staff e onde o presidente dos Estados Unidos partilhará fotografias da sua campanha.
Até à hora de publicação desta notícia, a conta @barackobama tinha apenas duas fotografias (com a “hashtag” #Obama2012), mas um total de 17715 seguidores (para já, Barack Obama ainda não segue ninguém).
Quem não tiver iPhone (a aplicação está a “namorar” o sistema Android) poderá espreitar o mural do presidente dos Estados Unidos por exemplo através da página Webstagram.
Barack Obama foi o primeiro candidato presidencial americano a compreender (e aproveitar) o alcance das redes sociais. A sua campanha de 2008 inovou ao recorrer ao Facebook, ao Twitter, ao YouTube, para comunicar directamente com os seus apoiantes.
Barack multimédia
As redes substituíram-se aos media tradicionais na difusão do material “institucional” da campanha – o seu manifesto político ou a agenda do candidato – e revelaram-se fundamentais em termos de infraestrutura e organização: os apoiantes eram convocados para comícios por SMS (foi também num SMS e não na habitual conferência de imprensa que Obama anunciou a escolha de Joe Biden para a vice-presidência); eram convidados a contribuir financeiramente para a campanha através de simples pagamentos no multibanco ou em websites ; eram convidados a interagir com a campanha em vídeo-conferências...
Ao contrário do que acontece com os discursos – que são da responsabilidade directa de Obama, apesar de redigidos por uma equipa de speechwriters –, o Presidente não é o autor dos tweets da sua campanha ou da sua Administração (a Casa Branca também tem a sua conta de Twitter e divulga fotos diárias do Presidente em actividade através do Flickr).
O mesmo acontece com a “sua” conta de Instagram que não é gerida pelo próprio Barack Obama — como se pode perceber pela perspectiva das fotografias publicadas.