Esqueçamos, por favor, os pelinhos por fazer de Patrick Dempsey e do elenco de "Anatomia de Grey". Estamos a falar de barbas (ou pilosidade facial em geral) fortes, masculinas e viris. A dita "five o'clock shadow", popularizada por Don Johnson em "Miami Vice", não é para aqui chamada. Eis as melhores barbas e afins da televisão de 2011. Surpresa: nem todas são americanas.
1. Zach Galifianakis como Ray Hueston
"Bored to Death" (MTV)
Não é exagero dizer-se que a barba de Zach Galifianakis, celebrizada há três anos através de "A Ressaca", é o tufo de pêlo que mais bem define a nossa época. É quase criminoso a HBO ter cancelado "Bored to Death", série que, semana após semana, nos mostrava essa maravilha da Natureza em toda a sua glória.
2. Nick Offerman como Ron Swanson
"Parks and Recreation" (Sony)
É um bigode, mas é daqueles bigodes que fazem qualquer pessoa sem a capacidade pilosa de Nick Offerman nunca querer deixar de se barbear. Porque nunca teremos algo tão bonito. Além disso, Ron Swanson é uma das personagens mais consistentemente maravilhosas das "sitcoms" americanas. Nunca falha.
3. Conan O'Brien
"Conan" (SIC Radical)
OK, não é uma série, mas poucas barbas nos fizeram rir tanto em 2011. Algures a meio do ano, Will Ferrell passou semanas a ameaçar cortar a barba de Conan O'Brien em directo, e acabou por fazê-lo num momento televisivo absolutamente seminal. Ainda bem que voltou a crescer.
4. Jason Mantzoukas como Rafi
"The League" (FX)
Um tipo chato, completamente passado dos cornos precisa de pilosidade a condizer. É isso que torna esta personagem da "sitcom" semi-improvisada sobre um grupo de amigos com um grupo de "fantasy football" tão brilhante do ponto de vista cómico.
5. Mark Addy como Robert Baratheon
"Guerra dos Tronos" (Syfy)
É a barba farta e selvagem de um rei que é também ele feroz. Ninguém sabe ao certo porque é que as barbas funcionam tão bem em homens de porte avantajado, mas que funcionam, funcionam. Aqui está o (óptimo) exemplo.